Jornal dia
Seu jornal de notícias

Anúncio do Ministro do Trabalho Redefine Salário Mínimo para 2024! VEJA!

0

O tão esperado anúncio sobre o novo salário mínimo de 2024 foi revisitado pelo Ministro do Trabalho. O cenário econômico indicava que o piso salarial aumentaria para R$ 1.421,00, todavia, as previsões foram modificadas devido à implementação de um novo modelo de cálculo que envolve a Política de Valorização Salarial.

O que é considerado para o cálculo do salário mínimo em 2024?

Anúncio do Ministro do Trabalho Redefine Salário Mínimo para 2024! VEJA!
Anúncio do Ministro do Trabalho Redefine Salário Mínimo para 2024! VEJA!

Esse regime de cálculo alterado agora considera dois elementos cruciais na determinação do reajuste anual do salário mínimo: a variação do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos dois anos e o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) acumulado até novembro do ano anterior. Consequentemente, o valor do salário mínimo para 2024 sofreu uma redução em relação à quantia anteriormente esperada.

Leia mais: CadÚnico 2024! Saiba tudo que você precisa aqui! Se cadastre e não perca!

O salário mínimo em 2024 será de qual valor?

Seguindo as informações liberadas pelo IBGE, a inflação reconhecida pelo INPC totalizou 3,85% e a variação do PIB em 2023 foi de 3%. Baseado nesses fatores, o Ministro Luiz Marinho fez o anúncio oficial de que o salário mínimo, a partir do dia 1º de janeiro de 2024, será de R$ 1.412,00.

Leia mais: BPC 2024 já tem data de pagamento? Veja e não perca o SEU benefício!

Quais serão as consequências para os trabalhadores e aposentados?

Sempre é relevante frisar que o reajuste do salário mínimo afeta não somente os trabalhadores de carteira assinada, mas também os aposentados, pensionistas e as pessoas que recebem benefícios vinculados ao piso. De acordo com os dados do INSS, são 26,2 milhões de beneficiários que recebem o piso salarial no Brasil.

Outra mudança causada pelo novo valor do salário mínimo é que aqueles que têm direito ao PIS/PASEP em 2024 e trabalharam em 2022 também deverão receber um abono salarial maior. A confirmação final será emitida através de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.