Atenção Motoristas: As Mudanças na Legislação das Motos afeta você
Entre as ruas e avenidas do nosso país, um determinado modelo de veículo tem encontrado cada vez mais barreiras para poder circular. Estamos falando das chamadas motos “cinquentinhas”, cuja fama tem sido eclipsada por restrições em diversas rodovias brasileiras. Vamos entender melhor sobre o assunto?
Esses veículos, que são ciclomotores com motor abaixo de 50cc, têm passado por uma série de desafios para se manterem nas vias públicas. Entenda mais sobre essa proibição que ganha cada vez mais espaço, especialmente em estradas federais.
Por que essas motos estão sendo proibidas?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que motos de até 50 cilindradas, conhecidas popularmente como “cinquentinhas”, estão restritas de trafegar em muitas rodovias. Essa classificação se deve ao fato de esses veículos atingirem somente a velocidade máxima de 50 quilômetros por hora. Contudo, a legislação permite que essas motos naveguem em estradas com acostamento ou em faixas próprias para ciclomotores.
Quais são as implicações dessa medida?
Para poder rodar onde é permitido, é necessário que os condutores possuam a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Além disso, essas motos precisam estar devidamente emplacadas, implicando no pagamento de taxas como IPVA, Licenciamento e DPVAT. E é necessário cumprir requisitos importantes de segurança, como o uso de capacete com viseira, farol baixo durante o dia e à noite e uso de vestuário de proteção, conforme estipulado pelo CTB.
E as montadoras, como ficam nessa história?
Muitas montadoras já estão se preparando para a proibição total desses veículos em 2024. A Shineray, por exemplo, já está se adaptando a essa realidade, pois possui uma linha completa de “cinquentinhas”. Modelos populares como a Jet50 vão deixar de ser produzidos. Em contrapartida, a Dafra ZIG, outro modelo bem procurado, também será proibida.
Leia Em Seguida: PIX Contra Cartão: A Batalha dos Pagamentos no Brasil
Conhecendo os veículos proibidos em 2024:
- Shineray Jet 50.
- Dafra ZIG.
- Mobiletes e Mini motos.
Essa medida não só afeta os condutores que procuram veículos mais econômicos, mas também traz grandes mudanças para o mercado de motocicletas. Portanto, se você é proprietário de um desses veículos, é importante ficar de olho nas novas normativas de trânsito e nos possíveis desdobramentos para não ser pego de surpresa.