Jornal dia
Seu jornal de notícias

AUXÍLIO BRASIL: Como Saber Se Seus DADOS foram VAZADOS? Passo a passo

0

O benefício social conhecido como Auxílio Brasil, transformado em Bolsa Família após a transição de governo, despertou novas preocupações além da ajuda financeira em meio à pandemia da COVID-19. Um grande número de dados pessoais dos beneficiários foi vazado, potencialmente colocando em risco sua segurança.

De acordo com informações do final de 2022, quase 4 milhões de beneficiários podem ter sido afetados pelo vazamento do Auxílio Brasil. O assunto torna-se ainda mais delicado, quando entramos no campo legal. Ainda não se sabe ao certo como esse vazamento de dados poderá afetar legal e pessoalmente essas famílias de baixa renda.

Novidades do Auxílio Gás em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Auxílio Gás em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Em setembro de 2023, a Justiça determinou que a Caixa Econômica Federal (órgão responsável pelo pagamento do auxílio) e a União deveriam indenizar em R$ 15 mil cada pessoa que teve seus dados usados de maneira indevida. Porém, essa decisão ainda pode ser questionada, uma vez que foi proferida em primeira instância. As informações vazadas compreendem dados importantes como endereço completo, número de telefone e data de nascimento dos beneficiários.

Leia Mais: Saiba como limpar seu nome com o Desenrola Brasil até fim de 2023!

Como saber se fui afetado pelo vazamento de dados?

A Caixa Econômica Federal informou que não irá indenizar todos os beneficiários do Auxílio Brasil. Apenas aqueles que foram efetivamente afetados pelo vazamento de dados terão direito à indenização.

Quais são os passos para verificar se meus dados foram vazados no AUXÍLIO BRASIL?

O Instituto Sigilo, organização que está acompanhando o caso, delineou um passo a passo para que os beneficiários do Auxílio Brasil possam verificar se seus dados foram comprometidos.
1º passo: Acessar o site do Instituto Sigilo e escolher a opção “Conferir se tenho direito”.
2º passo: Fornecer as informações solicitadas, como nome completo, e-mail, CPF e número de telefone, e aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
3º passo: Se, após a confirmação do cadastro, o beneficiário não estiver na base de dados vazados, uma mensagem indicará “Você não está elegível”.

Em caso de elegibilidade para a indenização, o beneficiário deverá aguardar novas informações do Instituto Sigilo, que deve continuar fornecendo atualizações à medida que as decisões judiciais avançarem.

Leia Mais; Benefício do INSS mesmo sem contribuição: a oportunidade que você precisa conhecer

Qual seria o objetivo do vazamento de dados?

O Instituto Sigilo sugeriu que o vazamento pode ter como objetivo a utilização desses dados para a comercialização de produtos financeiros, com ênfase especial no crédito consignado. Os detalhes sobre quem pode ter se aproveitado dessa brecha de segurança ainda estão em investigação e seguem em segredo de justiça.

O importante agora é que os beneficiários afetados fiquem atentos a quaisquer movimentações suspeitas e notifiquem imediatamente seus bancos e instituições financeiras se perceberem qualquer atividade incomum.