Auxílio Doença INSS 2023: Guia Completo de Como Solicitar e Comprovar Condição
No Brasil, trabalhadores que passaram por algum acidente ou portam uma doença que os impedem de seguir com suas atividades laborais podem contar com o benefício do auxílio doença. Este benefício é gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para consegui-lo é preciso realizar uma solicitação.
O critério principal para conseguir este auxílio é a necessidade de um repouso maior que 15 dias ininterruptos confirmado pelas autoridades médicas. O auxílio, porém, é concedido por um período temporário. Na situação em que haja constatação de um dilema de saúde permanente, o trabalhador poderá solicitar a aposentadoria por invalidez.
Como pedir o auxílio doença do INSS?

O primeiro passo para solicitar o auxílio doença é acessar o website ou aplicativo do INSS. Dentro do sistema, o segurado deve selecionar a opção “Pedir Benefício por Incapacidade” e aguardar a data da perícia para comprovação do estado de saúde.
Em algumas situações, não é necessária a ida pessoal ao INSS, dependendo da análise dos pedidos que podem ser feitas online por meio do Atestmed, ferramenta recentemente inaugurada pelo INSS.
Caso o pedido do auxílio doença seja validado, existem alguns critérios que devem ser preenchidos pelo segurado. O mais comum é ter contribuído para o INSS por um período mínimo de 12 meses. Existem exceções para casos de doenças profissionais ou acidentes de trabalho.
Leia Mais: Homens Solteiros Podem Receber Bolsa Família? Entenda os Requisitos e Como Funciona!
É preciso comprovar a condição de doença?
Sim, a comprovação do estado de saúde é fundamental para o recebimento do auxílio doença. Em uma situação de perícia médica presencial, o segurado precisa fornecer informações e documentos que validem a sua necessidade de recebimento do benefício, como documentos com foto, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, laudos e receitas médicas, exames e outros.
Em casos de perícia online, ainda são necessários documentos como atestado médico que comprove a condição, data de emissão do documento, prazo de repouso estimado, assinatura do profissional emitente com carimbo de identificação e dados sobre a doença ou a Classificação Internacional de Doenças – CID.
leia Mais: Décimo Terceiro do Bolsa Família em 2023: Expectativas e como se Cadastrar!
O que acontece após a solicitação do auxílio doença?
Uma vez que o segurado apresentou todos os documentos e informações necessárias, o INSS realiza a análise do pedido de auxílio doença. É um procedimento que requer tempo e organização, pois é nesta etapa que será decidido se o trabalhador terá ou não direito ao benefício.
Para entender mais sobre como ocorre este processo, você pode visitar o INSS pelo link [clicando aqui](http://www.inss.gov.br).
Sem dúvida, o auxílio doença é uma segurança muito importante para os trabalhadores brasileiros que, por motivos de saúde, não podem exercer suas funções. Toda informação necessária está disponível no site do INSS, onde o segurado pode verificar os critérios, documentação exigida e também fazer sua solicitação.