Auxílio Gás: como se cadastrar e garantir esse benefício! Confira
Diante da atual crise econômica e da crescente alta no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), várias famílias brasileiras têm passado por momentos complicados para garantir esse insumo tão básico na cozinha. Em resposta a esse cenário, o programa do Auxílio Gás tem sido uma proposta importante para aliviar o bolso de muitos, especialmente daqueles que pertencem às classes de baixa renda.
Como funciona o Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é um programa do Governo Federal que visa ajudar famílias de baixa renda a comprar botijões de gás de cozinha de 13 kg. O programa foi criado em 2021 e está previsto para durar até dezembro de 2024.
Como funciona:
- O valor do benefício é equivalente a 50% da média nacional do preço do botijão de gás de 13 kg, definida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
- O benefício é pago a cada dois meses, em um calendário definido pelo Ministério da Cidadania.
- As famílias beneficiadas são aquelas que:
- Estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
- Têm renda familiar mensal total de até R$ 600,00;
- Não possuem nenhum membro da família que receba outro benefício social do governo federal, como o Auxílio Brasil ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Leia mais: NOVA lei de Lula: bolsa família libera PIX de R$ 300 para NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0
Como fazer a solicitação do Auxílio Gás?
Primeiramente, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. Para quem ainda não fez esse cadastro, ele pode ser realizado tanto no site do CadÚnico como presencialmente, em um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
Em seguida, após a inscrição no CadÚnico, deve-se preencher o formulário de solicitação do Auxílio Gás, certificando de se enquadrar nos requisitos necessários – renda per capita familiar de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos.
Feito isso, é só aguardar a avaliação e a aprovação do governo para receber as instruções de como acessar o Auxílio Gás.
Leia mais: Bolsa Família: divulga datas de pagamento para março de 2024! Confira
Calendário de pagamento do Auxílio Gás
Os pagamentos do auxílio gás serão realizados conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira abaixo o calendário estabelecido para o mês de abril:
- NIS final 1: 17 de abril;
- NIS final 2: 18 de abril;
- NIS final 3: 19 de abril;
- NIS final 4: 22 de abril;
- NIS final 5: 23 de abril;
- NIS final 6: 24 de abril;
- NIS final 7: 25 de abril;
- NIS final 8: 26 de abril;
- NIS final 9: 29 de abril;
- NIS final 0: 30 de abril.
Eventuais dúvidas sobre o benefício podem ser esclarecidas nas agências da Caixa Econômica Federal ou nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)