Jornal dia
Seu jornal de notícias

Banco Central Anuncia Fim Iminente do Cartão de Crédito devido ao Domínio do PIX!

0

Dias atrás, Campos Neto, o presidente do Banco Central no Brasil, demonstrou-se aberto a discutir sobre uma nova possibilidade envolvendo PIX, que tem em vista revolucionar a forma com que os brasileiros pagam suas contas. O cartão de crédito, antes principal meio de pagamento, está com os seus dias contados?

De acordo com as informações mais recentes, o BC tem reparado um crescimento significativo das transações feitas via PIX, ultrapassando, inclusive, o uso do cartão de crédito. Agora, o próximo passo parece ser adicionar uma nova funcionalidade ao PIX, com o potencial de impactar ainda mais a preferência dos usuários.

Fim do cartão de crédito é realidade?

Novidades do PIXem 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do PIXem 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Campo Neto deixou a possibilidade no ar ao participar de uma cerimônia em Curitiba, promovida pela Associação Comercial do Paraná. Seu comentário, perguntando se o uso do cartão de crédito poderia futuramente ser completamente substituído pelo PIX, causou um alvoroço no público.

“Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, eram as palavras de Campos Neto. Em outras palavras, o BC procura melhorar o PIX ao ponto de incluir funções de crédito, o que poderia reduzir drasticamente o uso do cartão de crédito.

Leia Em Seguida: Domine a Shopee e Enriqueça Agora: Guia Infalível de Sucesso no E-commerce!

O que esperar do novo PIX?

O PIX foi inicialmente introduzido em 2020 como uma forma de agilizar as transferências bancárias. No entanto, a sua popularidade entre os brasileiros fez com que o BC explorasse novas possibilidades.

Essa forma de pagamento permite que os vendedores possam receber instantaneamente, sem a necessidade de carregar dinheiro físico, otimizando as transações. Adicionalmente, o PIX já foi aprimorado para incluir pagamentos agendados.

Leia Em Seguida: URGENTE! Governo Anuncia Fim do Consignado do FGTS e Trabalhadores são Atingidos

Um novo agregador financeiro em vista?

Em um outro comentário feito por Campos Neto, o presidente do BC deixou claro que ele também possuía em mente criar um novo agregador financeiro. Esta ferramenta iria reunir as operações de todos os bancos em um lugar só.

“No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app [aplicativo] para cada banco. Você poderá ter apenas um [aplicativo], que vai centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, explicou o presidente do BC.

Ainda sim, é preciso aguardar por mais detalhes oficiais sobre esses planos arrojados para o futuro do PIX e dos aplicativos de banco.