Banco do Brasil testará Drex, solução para realização de pagamentos offline com criptomoedas!
O Banco do Brasil (BB) juntamente com a empresa Giesecke+Devrient Currency Technology (G+D) têm um plano de implementar uma nova maneira de se realizar transações financeiras que envolvem moedas virtuais. Com este sistema, não haverá a necessidade de uma conexão com a internet para a conclusão de operações.
O projeto, apelidado de Drex, é uma versão digital do real que já foi testada com sucesso em outros países como Gana e Tailândia. Agora, a iniciativa será trazida ao Brasil através de um acordo de cooperação técnica comprometido entre o BB e a G+D.
Leia mais: Alerta Serasa: Cuidados para evitar fraudes no Mega Feirão de Renegociação!
Como vai funcionar o novo sistema do Banco do Brasil em 2024?

Com o novo sistema, as operações financeiras com moeda virtual poderão ser realizadas por meio de uma pulseira, um cartão de plástico ou até mesmo pelo celular do usuário. O processo ocorrerá através de uma aproximação entre os dispositivos dos envolvidos na transação, e a transferência do valor será feita de forma criptografada.
O Banco do Brasil também é o único grande banco brasileiro a participar oficialmente do projeto-piloto do Drex. O protocolo de segurança, que garante a transferência dos dados criptografados entre as contas, foi criado pela empresa alemã G+D.
Esta, fornece soluções para segurança digital, plataformas financeiras e tecnologia monetária, além de atuar no desenvolvimento de projetos de moedas digitais de Bancos Centrais mundo afora, assim como o Drex.
Quais são as Vantagens do novo sistema Drex do Banco do Brasil?
Dentre as potenciais vantagens do Drex, destaca-se a oportunidade de inclusão financeira a pessoas com dificuldade de acesso à internet ou que vivem em locais com infraestrutura insatisfatória. Com o novo sistema, é possível carregar carteiras digitais em um dispositivo e realizar transações seguras em estabelecimentos locais, tudo sem a necessidade de uma conexão à internet.
Outra possibilidade a ser explorada pelo sistema de pagamento offline é a sua aplicação em meio à transações cotidianas, ou seja, pequenas compras no comércio, pagamentos de serviços e até mesmo como método de conferir mesadas poderão ser realizados através do Drex.
Leia mais: Prazo para pagamento da 2ª parcela do IPVA 2024 encerra nesta sexta-feira!
O que o Drex traz de benefícios para os bancos?
A iniciativa tem o potencial de revolucionar o sistema financeiro brasileiro e atingir parte da população que ainda não tem acesso a serviços bancários. Por isso, segue sendo observada com atenção por partes interessadas.
O Drex, que foi apresentado no programa Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift Challenge), promovido pelo Banco Central, ainda passará por fases de testes que se mostrarem bem-sucedidas, poderá mais uma opção na diversidade de transações financeiras do país.