Bancos antecipam décimo quarto salário dos beneficiários do INSS? Confira
Em meio ao panorama de incertezas na economia brasileira, ganhou força a notícia de que bancos estariam realizando a antecipação do décimo quarto salário para determinados grupos. Mas afinal, como isso está ocorrendo? Acompanhe aqui.
O assunto originou-se em 2020, quando o Deputado Federal Pompeo Mattos propôs na Câmara dos Deputados a liberação de um décimo quarto salário destinado principalente a aposentados, pensionistas e beneficiários do auxílio-doença do INSS. Este debate ocorreu em meio à crise agravada pela pandemia do Covid-19, adentrando 2021 sem concluir-se.
Como está o andamento do Projeto de Lei do décimo quarto salário?

Atualmente, o projeto que propõe o benefício encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, mas ainda aguarda análise e votação. Portanto, ainda não há previsão para sua aprovação ou quando seria pago esse décimo quarto salário pelo INSS.
Em meio a esse cenário, surgiram informações que indicam que alguns bancos estariam fazendo a antecipação desse abono aos elegíveis. Mas será que isso é verdade?
Leia Mais: Nova Fase do Desenrola Brasil EXIGE este Cadastramento no GOV.BR! Confira
Quais são os beneficiários do décimo quarto salário? É possível a antecipação pelo banco?
Conforme o texto do projeto de lei, os possíveis beneficiados seriam aposentados, pensionistas e beneficiários do auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Mesmo com a possibilidade de abrangência maior desse grupo, ainda é preciso que a lei seja aprovada para que o benefício seja efetivado.
Mas o que muitos estão se perguntando é: os bancos estão adiantando esse possível décimo quarto salário? A resposta é não. O que tem ocorrido é que alguns beneficiários do INSS têm recebido ofertas de empréstimos pessoais, o que é diferente da efetivação do abono.
Leia Mais: PARCELA EXTRA LIBERADA do SEGURO-DESEMPREGO para ESTE GRUPO
O que fazer diante desse cenário?
Nesse contexto, é importante que os possíveis beneficiados estejam cientes de que essas ofertas são de empréstimos pessoais, que possuem juros mais altos que empréstimos consignados e que podem causar endividamento. Por isso, é fundamental verificar a situação financeira pessoal antes de considerar a contratação desse serviço.