Bolsa Família: Teremos pagamento de 13º ainda este ano?
A maioria dos brasileiros que recebem o benefício do Bolsa Família estava na expectativa do retorno do 13º salário em 2023. Porém, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), essa chance foi definitivamente eliminada.
O 13º do Bolsa Família foi concedido somente uma vez, em 2019. Contudo, com a reformulação do programa em 2023, surgiram esperanças de que essa renda extra poderia voltar. Para o desapontamento de muitos, essa renda adicional foi descartada pelo Governo.
Por que o 13º do Bolsa Família foi descartado?

A decisão decorre de uma visão da esfera governamental de que o Bolsa Família, sendo um programa assistencial, não deveria deixar espaço para o pagamento do 13º. Conforme as palavras da secretária de Avaliação, Gestão da Informação e do Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo, o programa possui um pagamento per capita muito mais adequado e justo comparado ao original e ao Auxílio Brasil.
Como fica a situação das famílias após o descarte do 13º?
A notícia de que o 13º não será concedido em 2023 causa bastante controvérsia. Muitas famílias contam com esse dinheiro extra para finalizar o ano com um pouco mais de tranquilidade. Diante disso, a decisão tem gerado ampla discussão entre a sociedade e os parlamentares.
Leia Mais: 13º Salário BPC 2023: Descubra Quem Tem Direito e Como Será o Pagamento
Cadastro no Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa social que tem como objetivo combater a pobreza e a extrema pobreza no Brasil. Desse modo, as famílias cadastradas que são aprovadas para o programa recebem uma ajuda financeira mensal que pode ser de extrema relevância para a sua qualidade de vida.
Além disso, por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), as famílias de baixa renda conseguem ter acessibilidade não só ao Bolsa Família, como também a outros programas sociais. O CadÚnico contribui para identificar as necessidades das famílias em várias áreas importantes, como saúde, educação e habitação.
Assim, para manter o Bolsa Família como um recurso de apoio fundamental, é necessário que os beneficiários estejam cientes das condições e busquem sempre informações oficiais. Para tirar dúvidas acerca do programa, é possível consultar os canais do Ministério do Desenvolvimento Social.