Bolsa Família: vai ter pagamento de 13º ainda este ano? Saiba Agora
Aos curiosos de plantão que estão em busca de respostas sobre o possível 13º do programa Bolsa Família em 2023, as notícias podem não ser as mais animadoras. Na última sexta-feira, dia 29 de setembro, a Caixa Econômica Federal fez a conclusão do pagamento do mais recente ciclo do programa federal. Em todo o Brasil, 21,47 milhões de famílias foram acolhidas pelo programa. Diante da proximidade do final do ano, muitos beneficiários estão ansiosos para saber se receberão o tão esperado 13º do Bolsa Família deste ano.
O histórico do benefício extra não é muito positivo. O 13º do Bolsa Família só foi concedido uma única vez, no ano de 2019. Desde então, os grupos familiares beneficiados não contaram com essa renda adicional. No entanto, devido à reformulação do programa em 2023, que trouxe consigo novos valores, benefícios adicionais e regras, a possibilidade de um décimo terceiro voltou a ganhar espaço nas conversas do dia a dia.
Existe a possibilidade de pagamento do 13º do Bolsa Família?

Desde o início de seu mandato em janeiro de 2023, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e consequentemente a sua equipe, são frequentemente questionados sobre a possível concessão do 13º do Bolsa Família. Porém, as últimas declarações emitidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sugerem que essa chance foi posta de lado.
Leia Mais: Novo Salário Mínimo Previsto para Subir 10,7% nos próximos dias! Veja o Valor e Data
Qual a justificativa para o não pagamento do 13º
Os indícios de que o governo descartaria o pagamento do 13º do Bolsa Família vieram à tona ainda em março deste ano, em coletivas de imprensa organizadas com o objetivo de esclarecer as mudanças no programa. Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e do Cadastro Único do MDS, enfatizou que, considerando a visão atual do governo, não se aplica o pagamento de um décimo terceiro aos beneficiários do Bolsa Família, uma vez que se trata de um programa assistencial. Bartholo afirmou que “não há previsão de pagamento de 13º porque o desenho proposto se adequa melhor às necessidades da população e ao escopo da proteção social não contributiva como complemento à renda do trabalho”.
Leia Mais: Segunda fase do Desenrola Brasil Focado Em Brasileiros com baixa renda
Como realizar o cadastro no programa Bolsa Família?
O Bolsa Família é um programa governamental de transferência de renda, cujo propósito é aliviar situações de pobreza e extrema pobreza. Para se inscrever no programa, as famílias necessitam se cadastrar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além do Bolsa Família, o CadÚnico também viabiliza o acesso a outros programas sociais, ajudando a identificar as necessidades das famílias em diversos âmbitos, incluindo saúde, educação e habitação.