Jornal dia
Seu jornal de notícias

Cadastro Único! Veja como ter acesso ao Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida!

0

O Cadastro Único, conhecido popularmente como CadÚnico, é uma ferramenta essencial para acesso aos programas sociais oferecidos pelo governo. Desde sua criação em 2001, tem ajudado milhões de brasileiros a melhorarem suas condições de vida por diversos benefícios, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, descontos em contas de luz e outros.

O que você precisa saber para se inscrever no CadÚnico?

Antes de mais nada, é fundamental entender que o Cadastro Único é operado pelos municípios através das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Para se cadastrar, as famílias devem atender a certos critérios de renda e apresentar documentações específicas de todos os integrantes da família.

Cadastro Único! Veja como ter acesso ao Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida!
Cadastro Único! Veja como ter acesso ao Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida! Crédito: Shutterstock
  • É necessário que a renda per capita da família não ultrapasse meio salário mínimo.
  • O representante familiar deve realizar o cadastramento diretamente no CRAS mais próximo.
  • Documentos como CPF e comprovante de residência são essenciais durante o processo de inscrição.

Por que manter seus dados atualizados no CadÚnico?

Mantenha seus dados sempre atualizados para garantir a continuidade do recebimento dos benefícios. Mudanças como alteração de endereço, composição familiar ou mesmo variações de renda devem ser informadas no CRAS.

Como o CadÚnico pode ajudar você?

Com o Número de Identificação Social (NIS), que é gerado através do Cadastro Único, os indivíduos e famílias podem acessar diversos programas. Alguns exemplos incluem:

  • Bolsa Família: Destinado a famílias com renda per capita de até R$ 218, exige também que filhos menores estejam com o calendário escolar e vacinação em dia.
  • Minha Casa Minha Vida: Permite o financiamento da primeira casa própria com subsídios governamentais, exigindo que os candidatos se enquadrem em faixas de renda específicas.
  • Tarifa Social de Energia Elétrica: Oferece descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, podendo chegar a 65% para consumos de até 30 kWh.

Quais os programas específicos acessados via CadÚnico?

Auxílio-Gás: Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo têm direito ao auxílio que subsidia o valor do botijão de gás, o valor do auxílio é revisado bimestralmente conforme o preço do botijão.

Benefício de Prestação Continuada (BPC): Destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, provê um salário mínimo mensal. Importante salientar que o benefício requer avaliações periódicas e não é permanente.