CadÚnico, Lançado Observatório do Cadastro Único! Confira já!
O Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) promoveu na última terça-feira (21) o lançamento de um recurso inovador para o monitoramento de programas sociais. Esse recurso, batizado de Observatório do Cadastro Único, reunirá em um painel interativo todos os registros do Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal, conhecido como CadÚnico.
Essa nova ferramenta tem a finalidade de reforçar o papel estratégico da vigilância socioassistencial. Isso será alcançado por meio do gerenciamento dos dados fornecidos, aliado ao monitoramento, avaliação e planejamento feitos pelos governos federal, estadual e municipal. A plataforma virtual permitirá investigar indicadores socioeconômicos de milhões de famílias em situação de vulnerabilidade, facilitando um controle social mais eficaz.
Como o Observatório do CadÚnico vai melhorar o controle social?

A ideia central é que a inspeção de indicadores socioeconômicos das famílias em situação de vulnerabilidade permita um controle social mais aprimorado. Isso significa que os dados do Cadastro Único serão de grande utilidade para pesquisadores e estudantes interessados nessas questões. Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o objetivo principal do Observatório é contribuir para a redução da pobreza no Brasil e eliminar a presença do país no Mapa da Fome.
Ressaltou-se também a importância de uma parceira contínua entre as diferentes escalas de governo para assegurar uma resposta eficaz ao problema da fome e à questão da pobreza. A meta é promover a inclusão socioeconômica e produtiva em todo o país, tanto no campo quanto nas cidades.
Leia mais: Descubra agora: PIS/Pasep 2022 – Quem tem direito ao abono salarial e como sacar!
Quais serão os principais benefícios do novo sistema?
O Observatório do Cadastro Único será fundamental para dar visibilidade às demandas dos cidadãos menos favorecidos da sociedade. Como explicou o ministro Wellington Dias, “aquilo ali é a vida da Dona Maria, é a vida da Dona Marta, é a vida do seu José, é a vida do Henrique, de seis anos, é a vida de pessoas que vivem em contexto de escassez”.
Além disso, a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo, assegurou que o uso inteligente e empático dos dados não se limitará só a diagnósticos. O propósito é agir e assegurar a saída do Brasil do Mapa da Fome, garantindo que as pessoas tenham não apenas o direito à comida, mas também possam usufruir de “comida, diversão e arte”.
Leia mais: Descubra como sacar R$800 bilhões esquecidos em cotas, abono, e mais: Passo a Passo!
O CadÚnico e seus benefícios
O CadÚnico abrange o registro de famílias de baixa renda no Brasil e é usado pelos governos federal, estadual e municipal para a implementação de políticas públicas destinadas à promoção da melhor qualidade de vida dessas famílias. Vários programas utilizam os dados do Cadastro Único, incluindo o Programa Bolsa Família, Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, ID Jovem, Carteira da Pessoa Idosa e o Programa Minha Casa Minha Vida.