CadÚnico se torna Salvação para os brasileiros que moram Sozinhos, ENTENDA!
No Brasil, uma parcela considerável da população está aprendendo a lidar com a vida solitária. Muitas vezes essa condição é imposta por circunstâncias pessoais ou mesmo pela dinâmica da vida moderna. Frente a esse panorama, observa-se uma atenção maior a essa parcela dos cidadãos por parte de estudos sociais e, claro, do próprio Governo Federal. Surgem, então, iniciativas de apoio a essas pessoas, como o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
O CadÚnico na vida dos brasileiros
Ligado a diversos programas sociais, como o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, o CadÚnico atua como um importante instrumento de apoio aos brasileiros que optam por ou se encaixam na vivência solitária. Desenhado para facilitar a concessão de benefícios às famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade, este cadastro unificado levanta a questão: quais são os potenciais benefícios do CadÚnico para as pessoas que vivem sozinhas?
Leia mais: Conheça as vantagens do cartão C6 Mastercard Black e como conseguir anuidade gratuita
O que é CadÚnico e quais são seus benefícios?
O CadÚnico consiste numa ferramenta do Governo Federal projetada com a intenção de melhorar as condições de vida das famílias carentes. As informações recolhidas por este cadastro são fundamentais para a execução de políticas públicas relevante municipal, estadual e federalmente. Dentre os benefícios que podem ser concedidos a partir do CadÚnico, destacam-se o Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial, descontos na conta de energia elétrica, Vale-Gás e outros.
Leia mais: FGTS bloqueado? Saiba como desbloquear seu saldo
Quem é elegível para o CadÚnico?
O cadastro é destinado à famílias cuja soma das rendas dos membros, dividida pelo número de pessoas, seja equivalente a até meio salário mínimo por pessoa, ou que o total da renda familiar não ultrapasse três vezes o valor do salário mínimo. Até mesmo pessoas em situação de rua têm a possibilidade de efetuar o cadastro. É importante notar que, mesmo que não estejam dentro desses requisitos, aqueles que demandem serviços que exigem o cadastro tem a opção de se inscrever.
Como realizar o cadastro no CadÚnico?
Para se cadastrar no CadÚnico, é necessário fornecer informações relativas à moradia, identificação pessoal, níveis de educação, situação de trabalho e renda, entre outros dados exigidos. O cadastro pode ser realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família disponibles na cidade de residência do interessado. Os profissionais presentes nestes espaços estão capacitados para fornecer orientações a respeito do processo de entrevista, necessário para a inclusão no CadÚnico.