Jornal dia
Seu jornal de notícias

CAIXA ANTECIPOU Pagamento do PIS para Esta SEGUNDA?

0

No Brasil, os trabalhadores com carteira assinada aguardam com grande expectativa o próximo pagamento do Programa de Integração Social (PIS), um dos principais direitos conquistados por esta classe. Reconhecido como um abono salarial, o PIS é pago anualmente pelo governo federal através da Caixa Econômica Federal.

Neste ano de 2023, o pagamento foi efetuado para os trabalhadores formais que desempenharam suas funções durante o ano-base de 2021. Os repasses finalizaram em julho, e, agora, os brasileiros aguardam informações acerca do próximo pagamento do PIS, que será relativo a 2022 e só será liberado no ano de 2024.

Qual o motivo do atraso no pagamento do PIS no Brasil?

Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Até 2020, os pagamentos do PIS ocorriam anualmente, correspondendo ao ano trabalhado. Com a chegada da pandemia da Covid-19, o governo federal alterou o modelo de pagamento. O valor que seria destinado ao pagamento do PIS/Pasep em 2021 foi realocado para o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). Desta forma, o pagamento do abono referente a 2020 só ocorreu em 2022.

Essa alteração impactou muitos trabalhadores, que tiveram que lidar com a ausência do pagamento durante dois anos. Porém, a criação de auxílios para amenizar a crise econômica causada pela pandemia permitiu que muitos brasileiros obtivessem algum suporte financeiro durante este período.

Quando ele 2022 será pago?

No atual modelo de pagamento, o abono referente a 2022 será pago em 2024. Ainda não há uma divulgação oficial das datas de repasse, mas, seguindo a lógica dos últimos anos, o pagamento deve acontecer entre fevereiro e julho de 2024.

É importante lembrar que os pagamentos efetuados pela Caixa Econômica Federal em 2023 fazem referência ao PIS de ano-base 2021. Portanto, os valores liberados em 2024 serão referentes ao trabalho exercido em 2022.

Leia Mais: Prazo para a prova de vida do INSS está chegando ao fim! Não PERCA

Quem tem direito ao PIS no Brasil?

O PIS é destinado a trabalhadores com carteira assinada, ou seja, que atuam em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). São as contribuições das empresas para o PIS que garantem o pagamento do abono salarial para os trabalhadores que cumprem certos critérios determinados pela legislação vigente.

Nesse sentido, têm direito ao PIS todos os trabalhadores formais de empresas privadas do Brasil que estejam inscritos no PIS e trabalharem dentro do regime CLT. Estes trabalhadores têm seu pagamento liberado pela Caixa Econômica Federal de acordo com o mês de seu nascimento.

Quais são os critérios para receber o PIS?

  • Trabalhar com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base do abono (2022);
  • Receber, em média, até 2 salários mínimos mensais com carteira assinada;
  • Possuir inscrição no PIS no mínimo há 5 anos, contados até o ano-base do abono (2022);
  • Ter seus dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

Os trabalhadores que cumprirem esses requisitos têm direito ao pagamento do PIS em 2024.