Jornal dia
Seu jornal de notícias

CAIXA divulga calendário e valores atualizados do PIS/PASEP 2022

0

O benefício trabalhista PIS/PASEP é aguardado anualmente pelos trabalhadores brasileiros. De responsabilidade da Caixa Econômica Federal, todas as informações relativas aos pagamentos e valores são de suma importância para aqueles que se enquadram nos critérios do programa.

Este artigo traz informações atualizadas sobre o PIS/PASEP para o ano-base de 2022, englobando os novos valores estabelecidos e o cronograma para os saques. Também trazemos a tona alterações implementadas por conta da pandemia da Covid-19.

Impacto da Covid-19 no PIS/PASEP

Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

As mudanças no PIS/PASEP em decorrência da pandemia de Covid-19 são importantes de serem pontuadas antes de prosseguirmos com as especificidades do programa para 2022. Como sabemos, as medidas emergenciais tomadas pelo governo federal em 2020 tiveram um impacto significativo na estrutura do benefício.

Para que o auxílio aos salários e manutenção dos empregos pudesse ser efetuado, os recursos foram redirecionados. Desta forma, muitos trabalhadores que tinham direito ao abono salarial, não puderam efetuar o saque. Uma importante alteração implementada foi a inclusão de indivíduos que atuaram no ano-base retrasado.

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Os requisitos para fazer jus ao PIS/PASEP de 2022 são regidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego e incluem:

  • Ter trabalhado, no mínimo, 30 dias no ano-base (2022) com carteira assinada;
  • Ter recebido uma remuneração mensal de até dois salários mínimos;
  • Possuir 5 anos, no mínimo, de inscrição no PIS ou PASEP;
  • O empregador deve ter entregue a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Valor do PIS/PASEP em 2022

Em relação ao valor do PIS/PASEP de 2022, este será definido com base no salário mínimo estabelecido para o ano de 2024. A perspectiva é que este varie entre R$ 1.389 e R$ 1.417. Portanto, o valor do benefício seguirá essa variação, sendo proporcional ao número de meses trabalhados durante o ano de 2022.

Leia Em Seguida: Reajuste de 4% no Bolsa Família ANIMA beneficiários

Calendário de saques

Até o momento, o calendário de saques do PIS/PASEP de 2022 ainda não foi oficialmente divulgado pela Caixa Econômica Federal. No entanto, olhando para as programações dos anos anteriores, podemos supor que os pagamentos se instaurarão entre fevereiro e julho, com a data limite estendendo-se até dezembro.

O acompanhamento das datas reveladas pelo banco é crucial, visto que o acesso ao benefício só é viável durante um período determinado. Uma vez finalizada esta janela de tempo, os valores não retirados serão enviados para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Para finalizar, é vantajoso lembrar que o PIS/PASEP é de notória relevância para os trabalhadores brasileiros. Portanto, esteja atento às atualizações e informações relativas ao PIS/PASEP de 2022, dentre elas, os novos valores estabelecidos e o calendário de saques, que deverão ser disseminados pela Caixa Econômica Federal brevemente.

Garanta que cumpre os pré-requisitos e acompanhe as datas para não perder esta oportunidade.