Jornal dia
Seu jornal de notícias

Caixa Econômica Federal e INSS Propõem Acesso à Moradia para Beneficiários do BPC e Bolsa Família!

0

A Caixa Econômica Federal e o INSS estão forjando uma sólida parceria com vistas a beneficiar a camada mais vulnerável da população brasileira. A iniciativa visa assegurar o direito à moradia própria para indivíduos em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Qual os benefícios que dão Acesso à Moradia?

Em uma decisão sem precedentes, a Caixa Econômica Federal permitirá que beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do programa Bolsa Família participem do Programa Minha Casa Minha Vida.

O objetivo central da medida é possibilitar uma ampla democratização do acesso à moradia para brasileiros em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, busca garantir que esses cidadãos possam viver em condições dignas.

Como Participar do Programa Minha Casa Minha Vida?

Para aqueles que desejam participar do Programa Minha Casa Minha Vida mas desconhecem o processo de inscrição, existem algumas orientações essenciais. O primeiro passo é o cadastro no Cadastro Único, o qual pode ser realizado em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima. Neste local, os cidadãos também poderão fazer a inscrição para outros programas como o Bolsa Família.

Em contrapartida, a inscrição para o BPC deve ser efetuada em uma agência do INSS, órgão titular deste benefício. Infelizmente, a inscrição para o programa Minha Casa Minha Vida não pode ser realizada no CRAS, sendo necessário, para isso, visitar uma agência da Caixa Econômica Federal portando os documentos necessários.

Leia Mais: Calendário do PIS/Pasep 2024! Quando será Pago? Quem Recebe? VEJA!

Benefícios Exclusivos para Beneficiários

Uma das principais vantagens para beneficiários do BPC e Bolsa Família envolvidos nesta parceria entre a Caixa Econômica Federal e o INSS é a isenção do pagamento das mensalidades do programa Minha Casa Minha Vida.

Ou seja, aqueles inscritos nestes programas sociais não necessitarão efetuar qualquer tipo de pagamento para terem direito à moradia proporcionada pelo Programa.

Leia Mais: Aprenda Como Evitar o Cancelamento da Sua Conta na Caixa Econômica!

Como solicitar o BPC?

Para requerer o BPC, é preciso primeiramente verificar se a renda per capita familiar não ultrapassa 1/4 do salário mínimo. Em seguida, a família deve entrar em contato com a unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua residência e solicitar a inclusão no Cadastro Único (CadÚnico).

É importante frisar que o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Ele também é diferente do benefício assistencial ao idoso, outro tipo de amparo oferecido pelo Governo. A expansão dos benefícios do BPC é uma grande conquista para a população mais carente do Brasil.

Com o pagamento mensal e a isenção do financiamento imobiliário, as famílias beneficiadas por esse programa terão um incremento significativo na qualidade de vida.