Caixa libera saque extra de FGTS estes Brasileiros! Confira
A Caixa Econômica Federal chama a atenção dos trabalhadores atingidos pelas recentes chuvas e enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul. O banco público anuncia a liberação de um saque extra do FGTS, permitindo aos cidadãos afetados a retirada de até R$ 6,2 mil. A medida chega como parte da estratégia da entidade para oferecer suporte financeiro durante períodos de dificuldades extremas.
Focando primeiramente nas vítimas da calamidade no Rio Grande do Sul – estado que sofreu inúmeras perdas materiais e humanas – a novidade surge como uma possibilidade de resgate para os prejudicados. O intuito é aliviar as dificuldades financeiras que surgem em situações de emergência, dando suporte a quem perdeu casa, móveis e itens básicos.
Como funciona o saque extra do FGTS?

O FGTS, oficialmente conhecido como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, opera como uma reserva financeira para trabalhadores formais. Essa poupança é alimentada mensalmente pelo empregador, acumulando recursos para ocasiões especiais, como demissão sem justa causa, aquisição de imóveis e incidentes como doenças graves ou calamidades naturais.
No último caso, quando uma região é afetada por desastres naturais, a Caixa Econômica Federal permite a retirada de uma parcela do fundo para auxiliar os residentes do local. A quantia pode ser utilizada para a reconstrução de moradias, aquisição de bens perdidos e demais gastos que emergem em cenários de destruição e perdas.
Leia Mais: Malha fina do Imposto de Renda: Saiba o que fazer para resolver pendências
O que preciso fazer para retirar o saque extra do FGTS?
O trabalhador que deseja efetuar o saque extra do FGTS deve acessar sua conta a partir do aplicativo “FGTS”, disponível para download em dispositivos Android e IOS. É fundamental inserir o número do CPF no ato do login para ter acesso aos valores disponíveis para retirada.
Importante ressaltar que as modalidades tradicionais de retirada, como o saque-aniversário e saque-rescisão, não se aplicam ao saque extra emergencial. O objetivo dessa ação da Caixa é prover assistência imediata e sem restrições àqueles afetados por cataclismos naturais.
Leia Mais: Antecipação da aposentadoria do INSS: Descubra como solicitar e acelere sua aposentadoria
Impacto das chuvas no Rio Grande do Sul
Os dados atualizados apontam que o estado do Rio Grande do Sul já contabiliza 41 mortes em decorrência das enchentes. Além das vidas perdidas, outras 46 pessoas seguem desaparecidas. A situação trágica requer uma resposta imediata das autoridades e o auxilio da Caixa Econômica Federal vem para prover alívio financeiro àqueles que estão sofrendo com as consequências catastróficas do desastre.