Caixa Planeja Utilizar Real Digital para Agilizar Pagamentos do Bolsa Família! Veja o Drex!
O Drex, chamado de real digital, é uma iniciativa do Banco Central do Brasil para a criação de uma moeda digital oficial do país. A ideia não é substituir o real físico, mas sim oferecer uma opção digitalmente nativa, que facilitará as transações financeiras, especialmente para pessoas que vivem em áreas remotas do país, com pouco ou nenhum acesso à internet.
O Drex (Digital Real) é uma moeda digital brasileira em desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil (BCB). O projeto visa criar uma versão digital do real, que poderá ser utilizada para transações financeiras em diversos contextos, inclusive para o pagamento de benefícios sociais como o Bolsa Família.
Benefícios do Drex para o Bolsa Família:
- Maior agilidade e segurança nos pagamentos: O Drex permite transações instantâneas e seguras, sem a necessidade de intermediários como bancos ou casas lotéricas.
- Redução de custos: O uso do Drex pode reduzir os custos do governo com a administração do Bolsa Família, como impressão de cartões e transporte de valores.
- Maior controle sobre os recursos: O Drex pode permitir que os beneficiários do Bolsa Família tenham mais controle sobre seus recursos, com a possibilidade de realizar pagamentos online, transferir dinheiro para outras pessoas e sacar o valor em dinheiro.
Ainda não há data definida para a implementação do Drex no Bolsa Família. O BCB está realizando testes piloto da moeda digital em diferentes regiões do país, e a expectativa é que o Drex seja lançado oficialmente em 2024.
Como o Drex pode beneficiar o Bolsa Família?
A Caixa Econômica Federal está explorando a possibilidade de usar o Drex para otimizar o pagamento do Bolsa Família. A proposta é que os beneficiários possam receber o valor diretamente em um cartão, mesmo em regiões sem conexão à internet, o qual poderá ser usado posteriormente para compras ou saques em espécie.
Segundo Rafael Dias Silva, superintendente nacional do banco, a implementação do Drex no Bolsa Família beneficiará a economia local, uma vez que reduzirá a necessidade de deslocamento para o saque do dinheiro, além de agregar segurança à digitalização dessas pessoas que vivem em locais mais remotos.

Leia mais: Saiba tudo sobre o saque-aniversário do FGTS e aprenda como aderir à essa modalidade!
O que precisa ser feito para que o pagamento do Bolsa Família via Drex aconteça?
Para que essa nova tecnologia seja implementada, há alguns passos que precisam ser seguidos. Primeiramente, será necessário um período de testes e validações. Em seguida, o Ministério da Fazenda, o governo federal e a Caixa deverão discutir internamente a estratégia de implementação.
Além disso, como a Caixa é uma empresa pública, será necessário fazer uma licitação para a implementação da tecnologia. E, por fim, serão necessárias discussões sobre a regulamentação do Banco Central para esse tipo de pagamento.
Leia mais: URGENTE! Regularize seu CPF Agora e Evite Problemas com o Bolsa Família com a nova Lei do CPF!
Quando o Drex deve começar?
O Drex está previsto para começar a ser testado para o público geral entre abril e maio deste ano. No entanto, ainda não há uma previsão específica para a implementação desse sistema no pagamento do Bolsa Família, já que ainda serão necessárias diversas etapas de testagem, discussão e regulação antes que a nova tecnologia seja implementada.
De qualquer forma, a iniciativa surge com a promessa de tornar o acesso aos benefícios sociais mais fácil, rápido e seguro para milhões de brasileiros, especialmente aqueles que vivem em áreas remotas. Mais especificidades sobre essa proposta devem ser reveladas nos próximos meses.