Calendário de Pagamento INSS 2024:Consulta, Datas e Como acessar o Extrato Online!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já disponibilizou o calendário de pagamento de benefícios para o ano de 2023. Aqueles que recebem até um salário mínimo e possuem um número de benefício terminado de 1 a 5, terão seu pagamento entre os dias 25 e 29 de março. Já os benefícios com finais de 6 a 0, receberão entre 1º e 5 de abril.
Os beneficiários que recebem acima do salário mínimo terão um calendário diferenciado. Para os finais 1 e 6, o pagamento será no dia 1 de abril; para os finais 2 e 7, o pagamento será no dia seguinte; os finais 3 e 8 receberão no dia 3 de abril, enquanto os que terminam em 4 e 9, receberão no dia 4 de abril, e por fim, quem tem o benefício com finais 5 e 0, o pagamento será efetuado no dia 5 de abril.
Como consultar o extrato do INSS?
Você pode consultar o extrato do INSS por meio do aplicativo do INSS ou através do site Meu INSS. Para acessar, é necessário fazer login com a conta Gov.br, que se trata do login único para os serviços digitais do governo federal.
Em ambas as plataformas, é possível verificar informações importantes como o extrato de pagamento de benefícios, os valores que serão recebidos no próximo calendário, as datas de pagamento, além de permitir o agendamento ou remarcação de perícias e a utilização de outros serviços voltados ao benefícios da seguridade social.

Benefícios abrangidos pelo INSS
O INSS abrange diversas modalidades de benefícios. Além das diferentes categorias de aposentadoria, como a aposentadoria por idade, a aposentadoria por invalidez entre outras, estão inclusos também o auxílio-doença, o auxílio-reclusão, pensões, salário-família e salário-maternidade, pecúlio e seguro-defeso.
É fundamental que todos os beneficiários se informem sobre esses prazos e consultem os valores e datas de seus respectivos benefícios para que possam se organizar financeiramente e evitar possíveis transtornos.
Leia Mais: Incentivo a Estudantes: Tudo Sobre o Novo Programa Pé de Meia do Governo Federal
Quem tem direito ao 13º do INSS?
Em 2024, mais de 39 milhões de brasileiros que recebem algum tipo de benefício mensal da Previdência Social, como aposentadorias, auxílio por incapacidade temporária, pensões e auxílio-reclusão, serão beneficiados pelo 13º do INSS.
No entanto, aqueles que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV), não têm direito ao 13º.
Leia Mais: Conheça o Programa Vale Gás: Auxílio Financeiro para Milhões de Famílias Brasileiras!
Quando será pago o 13º do INSS?
Assumindo que o governo manterá o calendário tradicional de pagamentos, sem antecipações, a primeira parcela do 13º do INSS será paga no mês de agosto, juntamente com o benefício do mês. Já a segunda parcela será paga em novembro.
O pagamento segue a ordem numérica dos benefícios, iniciando pelos segurados que recebem até um salário mínimo, e em seguida, para aqueles que recebem acima do mínimo.