Saíram as datas Pagamentos do INSS: confira quando sacar!
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais de um salário mínimo começam a receber os pagamentos referente ao mês de outubro a partir de 1º de novembro. Essa programação segue o calendário estabelecido pelo INSS, que considera o número final do cartão de benefício. É importante ressaltar que o último dígito verificador, encontrado após o traço, não é levado em conta na hora de definir a data do pagamento.
O INSS é responsável pela administração de uma vasta quantidade de benefícios previdenciários e assistenciais no Brasil. Atualmente, são distribuídos mensalmente cerca de 40.431.862 desses benefícios, sendo que 12.286.331 deles são destinados a pessoas que recebem acima do piso salarial nacional, que está em R$ 1.412. Este sistema é fundamental para a manutenção da qualidade de vida de milhares de brasileiros.
Como Funciona o Calendário de Pagamentos do INSS?
Para facilitar o processo de pagamento, o INSS adota um calendário que tem como objetivo evitar aglomerações e melhorar a logística de distribuição dos valores. Neste sistema, a organização do pagamento é feita de acordo com os dígitos finais do cartão de benefício dos segurados.
Qual é o Calendário para Quem Recebe Acima de Um Salário Mínimo?
- Finais 1 e 6: 1º de novembro
- Finais 2 e 7: 4 de novembro
- Finais 3 e 8: 5 de novembro
- Finais 4 e 9: 6 de novembro
- Finais 5 e 0: 7 de novembro
Calendário para Benefícios até um Salário Mínimo
Para aqueles que recebem até um salário mínimo, os pagamentos começaram no dia 25 de outubro. Os segurados com NIS finais de 1 a 5 já receberam seus valores. Aqui está o calendário para os beneficiários que ainda aguardam depósito:
- Final 6: 1º de novembro
- Final 7: 4 de novembro
- Final 8: 5 de novembro
- Final 9: 6 de novembro
- Final 0: 7 de novembro
Como Consultar o Valor do Benefício?
Os segurados podem fazer a consulta do valor e status do benefício de diferentes maneiras. A opção mais acessível é o aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS. Após baixar o aplicativo, o cidadão deve realizar o login e acessar o serviço de Extrato de Pagamento para visualizar detalhes das transferências.
Alternativamente, é possível acessar o site oficial do Meu INSS e seguir o mesmo procedimento descrito para o aplicativo. Para aqueles que não têm acesso à internet, a Central de Atendimento pelo telefone 135 é um recurso disponível. Mediante a confirmação de dados pessoais como número do CPF, os atendentes fornecem as informações necessárias para garantir a segurança e prevenção de fraudes. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.