Jornal dia
Seu jornal de notícias

Calendário do PIS/PASEP é ATUALIZADO: Veja Novas Datas E Valores

0

Para o alívio de muitos trabalhadores ao redor do Brasil, existe a expectativa de que o PIS/PASEP 2024 possa finalmente ser sacado. Focando no período de referência de 2022, o saque desse benefício tem sido muito aguardado, pois houve significativos atrasos devido à pandemia de Covid-19. Contudo, existem algumas atualizações que precisam ser entendidas.

Como será o Calendário PIS/PASEP 2024?

O calendário do PIS/PASEP 2024, correspondente ao ano-base 2022, será executado entre fevereiro e julho de 2024. Isso é baseado no mês de nascimento do trabalhador ou no número final de sua inscrição. Essa programação segue a tendência dos anos anteriores, como por exemplo, o calendário 2023, que foi vinculado ao ano-base 2021.

Leia Mais: Alerta para MEIs: Novas Mudanças e Diretrizes da Receita Federal afetam você!

Quando e como consultar o PIS/PASEP 2024?

Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Até o momento, as datas oficiais para o calendário PIS/PASEP 2024 ainda não foram divulgadas. No entanto, a consulta para verificar o status, referente ao ano-base de 2022, estará disponível a partir de janeiro de 2024. É importante que os trabalhadores mantenham o acompanhamento dessas informações para verificar qualquer possibilidade de adiantamento do PIS 2024.

Quais as previsões para o valor 2024?

Com a previsão de reajuste salarial, é possível que o pagamento do PIS/PASEP de 2024 tenha um aumento de até 7,65% em comparação ao piso nacional de 2023, que é fixado em R$ 1.320. Portanto, existe a possibilidade de que o trabalhador receba até R$ 1.421, dependendo do número de meses trabalhados no ano base.

Leia Mais: Quem tem Direito ao Auxílio Brasil em 2023? Saiba Como Consultar Datas e Valores

Quem pode sacar o PIS/PASEP 2024?

O direito ao saque do PIS/PASEP está condicionado a regras que não foram alteradas ao longo dos anos. Para ter acesso ao benefício, o trabalhador precisa: estar inscrito nos programas há, pelo menos, cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada ao menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano de referência; ter recebido até dois salários mínimos; e ter os dados trabalhistas devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Com essas informações em mãos, agora é possível estar mais preparado para aproveitar esse benefício dos trabalhadores. É vital sempre verificar o status de seu PIS/PASEP e entender os seus direitos enquanto trabalhador. Afinal, o PIS/PASEP é um direito de todos os trabalhadores brasileiros devidamente registrados.