Calendário oficial do Bolsa Família para Setembro 2023 divulgado! Veja como Consultar
Ainda que os pagamentos do mês de agosto do programa Bolsa Família não estejam oficialmente encerrados, muitos cidadãos já aguardam com expectativas os repasses de setembro. Considerando o cenário de incertezas econômicas pelo qual passamos, é compreensível o anseio pelas datas de liberação do benefício. Pensando nisso, o governo federal já efetuou a divulgação do calendário de repasses para o próximo mês.
A estratégia do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome é garantir que o benefício seja recebido pelos cidadãos nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Para verifique a data exata de recebimento, o beneficiário deve se basear no final do Número de Identificação Social (NIS).
Qual será o cronograma de pagamento em setembro?

As datas de pagamento para o mês de setembro de 2023, baseadas no final do NIS de cada beneficiário, serao:
- NIS final 1: 18 de setembro (segunda-feira);
- NIS final 2: 19 de setembro (terça-feira);
- NIS final 3: 20 de setembro (quarta-feira);
- NIS final 4: 21 de setembro (quinta-feira);
- NIS final 5: 22 de setembro (sexta-feira);
- NIS final 6: 25 de setembro (segunda-feira);
- NIS final 7: 26 de setembro (terça-feira);
- NIS final 8: 27 de setembro (quarta-feira);
- NIS final 9: 28 de setembro (quinta-feira);
- NIS final 0: 29 de setembro (sexta-feira).
Leia Mais: Saiba quem pode realizar o saque inédito de R$6 mil do FGTS anunciado pela Caixa
Existem antecipações previstas?
O governo federal está comprometido em realizar antecipações de pagamento para certos grupos sociais. Todos que recebem oficialmente nas segundas-feiras, poderão sacar o benefício no sábado que antecede. Além disso, haverá antecipação dos pagamentos do Bolsa Família para todos os que residem em cidades em situação de calamidade pública. Nesses casos, a liberação do benefício será no dia 18 de setembro, independente do NIS de cada um.
Leia Mais: Alterações no FGTS causam preocupação entre trabalhadores
Quem pode se beneficiar do Bolsa Família?
As regras para seleção de beneficiários seguem as mesmas. É necessário possuir uma conta ativa e atualizada no Cadúnico do governo federal e ter uma renda per capita de até R$ 218 por mês. Mas atenção: mesmo cumprindo todos esses pré-requisitos, o cidadão ainda precisa passar pelo processo de seleção do Ministério do Desenvolvimento, Família e Combate à Fome.
Lembrando sempre a importância desses benefícios sociais no contexto atual do Brasil que, em 2023, continua buscando maneiras de mitigar os efeitos da crise econômica e garantir uma vida digna a todas as famílias em situação de vulnerabilidade.