Jornal dia
Seu jornal de notícias

Calendário oficial do Bolsa Família para Setembro 2023 divulgado! Veja como Consultar

0

Ainda que os pagamentos do mês de agosto do programa Bolsa Família não estejam oficialmente encerrados, muitos cidadãos já aguardam com expectativas os repasses de setembro. Considerando o cenário de incertezas econômicas pelo qual passamos, é compreensível o anseio pelas datas de liberação do benefício. Pensando nisso, o governo federal já efetuou a divulgação do calendário de repasses para o próximo mês.

A estratégia do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome é garantir que o benefício seja recebido pelos cidadãos nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Para verifique a data exata de recebimento, o beneficiário deve se basear no final do Número de Identificação Social (NIS).

Qual será o cronograma de pagamento em setembro?

Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

As datas de pagamento para o mês de setembro de 2023, baseadas no final do NIS de cada beneficiário, serao:

  • NIS final 1:  18 de setembro (segunda-feira);
  • NIS final  2:  19 de setembro  (terça-feira);
  • NIS final  3: 20 de setembro (quarta-feira);
  • NIS final  4: 21 de setembro (quinta-feira);
  • NIS final  5:  22 de setembro (sexta-feira);
  • NIS final  6:  25 de setembro  (segunda-feira);
  • NIS final  7:  26 de setembro (terça-feira);
  • NIS final  8:  27 de setembro (quarta-feira);
  • NIS final  9: 28 de setembro (quinta-feira);
  • NIS final  0:  29 de setembro (sexta-feira).

Leia Mais: Saiba quem pode realizar o saque inédito de R$6 mil do FGTS anunciado pela Caixa

Existem antecipações previstas?

O governo federal está comprometido em realizar antecipações de pagamento para certos grupos sociais. Todos que recebem oficialmente nas segundas-feiras, poderão sacar o benefício no sábado que antecede. Além disso, haverá antecipação dos pagamentos do Bolsa Família para todos os que residem em cidades em situação de calamidade pública. Nesses casos, a liberação do benefício será no dia 18 de setembro, independente do NIS de cada um.

Leia Mais: Alterações no FGTS causam preocupação entre trabalhadores

Quem pode se beneficiar do Bolsa Família?

As regras para seleção de beneficiários seguem as mesmas. É necessário possuir uma conta ativa e atualizada no Cadúnico do governo federal e ter uma renda per capita de até R$ 218 por mês. Mas atenção: mesmo cumprindo todos esses pré-requisitos, o cidadão ainda precisa passar pelo processo de seleção do Ministério do Desenvolvimento, Família e Combate à Fome.

Lembrando sempre a importância desses benefícios sociais no contexto atual do Brasil que, em 2023, continua buscando maneiras de mitigar os efeitos da crise econômica e garantir uma vida digna a todas as famílias em situação de vulnerabilidade.