Calendário PIS/Pasep 2024 LIBERADO; Veja como receber seu abono salarial!
O recebimento do PIS/Pasep referente ao ano-base 2022 tem suscitado diversas dúvidas, principalmente após os recentes reajustes no calendário de pagamentos devido à Covid-19. Entenda a seguir como a pandemia influenciou no cronograma e saiba como se preparar para receber este benefício.
O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep originalmente planejado para o ano-base 2020 foi adiado para 2021 como estratégia para realocar recursos voltados ao combate da pandemia. Isto causou ajustes em toda programação, criando uma expectativa sobre as datas de pagamento para o ano de 2024.
Qual foi o impacto da pandemia no calendário do PIS 2024?

Ademais, o PIS/Pasep referente ao ano-base 2021, que deveria ser pago no ano passado, teve seu inicio somente em fevereiro de 2023. Pela lógica, quem atuou em 2022 receberá o pagamento somente em 2024. Contudo, vale frisar que estas datas são variáveis e até o momento, o Governo Federal não emitiu nenhuma nota oficial sobre a regularização do calendário do PIS/Pasep.ç
Leia Mais: Governo anuncia mudança no salário mínimo – Veja o NOVO VALOR!
Como se qualificar e calcular o valor do PIS 2024?
Para ter direito ao PIS/Pasep, é necessário que o trabalhador esteja registrado no programa há pelo menos cinco anos, tenha trabalhado formalmente no decorrer de 30 dias no ano referente ao recebimento e a remuneração mensal média no período não deve ser maior que dois salários mínimos.
O valor do benefício é proporcional ao tempo de trabalho do colaborador em 2022, sendo que para cada mês trabalhado corresponde a remuneração de R$ 101. Intervalos igual ou superior a 15 dias são considerados como mês completo. É importante destacar que o cálculo é baseado no valor do salário mínimo vigente no ano de pagamento, que será determinado pelo governo.
Leia Mais: Anuncio do Governo Lula Surpreende a todos que buscam a casa PRÓPRIA!
Procedimentos para consulta e resgate do PIS/Pasep
O PIS pode ser consultado online, no site oficial do governo, e resgatado com o Cartão do Cidadão em lotéricas ou nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, ou diretamente nas agências, mediante apresentação de um documento oficial com foto. Quem possui conta na Caixa, pode receber o abono através do Internet Banking.
Já para o Pasep, o resgate pode ser realizado na conta corrente ou poupança para quem é cliente do Banco do Brasil ou, caso prefira receber em outro banco, pode ser solicitada uma transferência através do site do Banco do Brasil ou nos terminais de autoatendimento.
Atualize-se sempre e esteja pronto para receber seu abono salarial de forma rápida e eficiente. Conhecer seus direitos e garantir esse benefício é fundamental para todo trabalhador.