Jornal dia
Seu jornal de notícias

Calendário Vale Gás: Descubra como RECEBER até R$100 do Governo! passo a passo para inscrição e consulta de benefícios!

0

Com o intuito de mitigar as consequências econômicas decorrentes do aumento do preço do gás, o governo brasileiro desenvolveu uma estratégia chamada Auxílio Gás, popularmente conhecida como Calendário Vale Gás. Este programa, destinado a famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), foi lançado em 2021 e prevê um repasse bimensal que equivale à média do preço nacional de um botijão de 13 kg de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), valor estabelecido em média pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Esse benefício do Calendário Vale Gás traz um alento aos lares brasileiros que sofrem com a alta dos preços, e a possibilidade de acumulação com outros programas federais, como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), expande ainda mais seu alcance. Para os beneficiários, o Calendário Vale Gás segue o calendário do Bolsa Família, com a liberação da quantia realizada a cada dois meses e um prazo de até 120 dias para o saque.

De que forma posso me inscrever no programa do Calendário Vale Gás?

Primeiramente, é preciso estar inscrito no CadÚnico e atender a certos critérios de renda. A inscrição é valida para quem tem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou cuja renda total da família não ultrapasse três salários mínimos. Além disso, indivíduos que vivem sozinhos ou em situação de rua também podem se cadastrar. Vale frisar, no entanto, que para aqueles cujos rendimentos superem essas condições, a inscrição só será aprovada se estiver atrelada à adesão ou permanência a algum programa social que exija cadastro no CadÚnico.

Leia mais Nubank SURPREENDE e Encerra Serviço Essencial; Saiba Como Milhões de Clientes Foram Afetados!

Como verificar se eu fui contemplado com o benefício?

Não basta estar inscrito no CadÚnico para receber o Calendário Vale Gás. A escolha dos beneficiados leva em consideração o orçamento designado para o programa, a quantidade de famílias atendidas no município e o grau de vulnerabilidade dessas famílias. Para saber se foi incorporada no programa, a família deve verificar essa informação no aplicativo do Bolsa Família, disponível tanto para Android, na Play Store, quanto para iOS, na App Store. Outro meio de consulta é o aplicativo Caixa Tem ou por meio dos telefones 111 (da Caixa) e 121 (do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Leia mais Descubra Agora o Calendário do Programa Bolsa Família Novembro!

Qual o valor depositado e como posso ter acesso?

O pagamento do benefício ocorre a cada dois meses e equivale à média nacional do preço de um botijão de 13 kg de GLP, calculado pela ANP, que nos últimos meses, tem ficado em cerca de R$ 100. Existem diferentes maneiras de receber o Auxílio Gás: diretamente em uma conta bancária indicada no cadastro, ou em uma poupança social digital aberta pelo governo, caso a família não tenha uma conta prévia. Depois disso, é possível efetuar o saque do benefício em lotéricas, caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e correspondentes Caixa Aqui, mediante apresentação de documento oficial com foto. Caso o benefício não seja sacado no período de 120 dias, o valor é devolvido ao orçamento do programa.