Jornal dia
Seu jornal de notícias

Carros Que Devem Sair de Linha no Brasil em 2024! Confira os modelos!

0

Alguns veículos, como o Chevrolet Bolt EV, devem sair de linha para o mercado brasileiro ainda neste ano de 2024. A situação representa que os consumidores não conseguirão mais comprar esses modelos nas concessionárias, na versão 0 km, mas apenas por revenda. Confira abaixo quais são alguns desses carros que devem sair de linha no Brasil a curto e médio prazo.

Qual o futuro do Citroën C4 Cactus?

Circulavam boatos de que o Citroën C4 Cactus sairia de linha no Brasil desde meados de 2019. Anos se passaram, e o C4 Cactus resistiu firmemente. Entretanto, em 2024, o fim de linha para o SUV chegou.

Por mais que o C4 Cactus tenha sido relativamente bem-sucedido no mercado brasileiro, o projeto já está ficando datado perante os concorrentes. Um dos destaques do crossover é o motor THP (turbo) 1.6 flex, que entrega 173 cv de potência e 24,5 Kgfm de torque. Embora já um pouco antigo, esse motor ainda se destaca perante os rivais. Ele está presente em apenas duas das cinco versões disponíveis atualmente. As demais são equipadas com motor 1.6 flex aspirado, entregando 120 cv de potência e 15,7 Kgfm de torque.

Mesmo com os números de performance acima da média, o C4 Cactus com motor THP tem boa economia de combustível: faz 8,2 km/L na cidade e 9,5 km/L na estrada com etanol. Se abastecido com gasolina, o SUV faz 11,7 km/L na cidade e 13,4 km/L na estrada.

Já as versões com motor 1.6 aspirado têm economia de 7,7 km/L (cidade) e 8,9 km/L (estrada) quando abastecido com etanol e 11,2 km/L (cidade) e 12,7 km/L (estrada) na gasolina.

Fonte: 
Citroën
Fonte: Citroën

O Que Acontecerá com o Chevrolet Bolt EV?

A dupla de elétricos da Chevrolet, Bolt EV e Bolt EUV, permanece disponível no site da marca no Brasil, mas sua produção já foi descontinuada. Em breve, uma versão elétrica do Chevrolet Equinox deve chegar ao Brasil para ocupar o lugar dos Bolt.

Tanto o Bolt EV quanto o Bolt EUV entregam 203 cv de potência e 36,7 Kgfm de torque. Embora sejam bem completos, os dois elétricos têm preços pouco competitivos para a categoria: R$240.150 para o Bolt EV e R$279.783 para o Bolt EUV (Fipe).

Por que o Chevrolet Camaro Encerrará a Produção?

É o fim do Chevrolet Camaro — pelo menos como o conhecemos. Em março do ano passado, a Chevrolet anunciou o encerramento da produção do modelo. O nome Camaro ainda pode e, provavelmente, será usado de novo no futuro, mas é muito possível que isso ocorra com algo bem diferente da atual sexta geração do muscle car.

No Brasil, o Chevrolet Camaro é vendido pela Chevrolet na versão SS Coupe (automático). Uma edição especial dessa versão marca o fim da venda do modelo no Brasil: 125 unidades do Camaro Collection foram trazidas pela Chevrolet para serem vendidas no país.

O motor que equipa essa edição é o clássico V8 6.2 aspirado, que entrega 461 cv de potência e 62,9 Kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 4,2 segundos.

Com o fim da produção do Chevrolet Camaro, do Dodge Challenger e do Charger, o Ford Mustang se torna o único muscle car americano que continua sendo fabricado.

Porsche Macan Terá Futuro Elétrico?

O Porsche Macan não deixará de ser fabricado. Porém, após 2026, somente versões elétricas estarão disponíveis. Com uma mudança tão grande, o Macan servirá diferentes propósitos e, possivelmente, apelará para outro público.

SUV de entrada da Porsche, apelidado por alguns de “Baby Cayenne”, o veículo foi lançado em 2014. O carro passou por atualizações ao longo dos anos, com versões que agradam vários tipos de público consumidor. Todas essas versões são movidas por motores a combustão abastecidos com gasolina.

O Macan é um sucesso de vendas no mundo todo, incluindo o Brasil. No primeiro semestre de 2023, por exemplo, foram vendidas 2.615 unidades desse SUV no país.

Quais São as Versões do Porsche Macan no Brasil?

Atualmente, a Porsche oferece no Brasil quatro versões do Macan elétrico e quatro versões do Macan a gasolina. As versões são:

  • Elétrico
    1. Macan Electric;Macan 4 Electric;Macan 4S Electric;Macan Turbo Electric.
  • Gasolina
    1. Macan;Macan T;Macan S;Macan GTS.

O elétrico foi lançado recentemente no país, e ainda não se sabe ao certo se a demanda será grande como é a do Macan a gasolina. Entretanto, no contexto global, a Porsche reportou que a demanda pelo Macan elétrico excedeu as expectativas.

Na conferência anual da marca em Leipzig, na Alemanha, o CEO da marca Oliver Blume, revelou um número interessante sobre os pedidos do modelo: na época, a Porsche já havia recebido mais de 10 mil pedidos para o Macan elétrico. Esse número ainda não incluía dados da China, Taiwan e Japão.

Embora o Macan tenha futuro elétrico garantido, isso representa uma mudança significativa no mercado de SUVs de luxo. Consumidores que preferem motores a combustão terão que se adaptar ou buscar outras opções no portfólio da Porsche.

Em resumo, a linha 2024 vai se despedir de alguns modelos icônicos no Brasil, mas abre caminho para novas tecnologias e designs atualizados. Para aqueles que são fãs de modelos como o Citroën C4 Cactus, Chevrolet Bolt EV, e Chevrolet Camaro, este é o momento de considerar uma última compra antes que esses veículos se tornem itens de colecionador.