Jornal dia
Seu jornal de notícias

Cartão MEI 2024: Novo aliado para negócios e empréstimos – Fique por dentro!

0

Os Microempreendedores Individuais (MEI) poderão contar com um novo aliado em 2024. O Cartão MEI, um documento de identificação exclusivo, promete facilitar a gestão dos negócios e auxiliar na obtenção de empréstimos com juros reduzidos.

Como funcionará o Cartão MEI?

De acordo com Márcio França, ministro do Empreendedorismo, a versão virtual do Cartão MEI está prevista para ser lançada no primeiro semestre, seguida pela versão física no segundo semestre de 2024. O Cartão MEI terá um processo de implementação gradual e trará o benefício de um sistema de avaliação próprio para microempreendedores e autônomos, facilitando o acesso a empréstimos.

Segundo Talita Miyuki Kuroda, contadora e especialista em Gestão Tributária Contábil, esse sistema será diferente das avaliações dos bancos, que têm seu rating próprio.

Leia Mais: Sorteio na Super Sete 501 surpreendente com Prêmio de R$ 450 mil; Confira o Resultado

Vantagens e desafios do Cartão MEI

A oferta de empréstimos com juros reduzidos pode ser um grande atrativo para os MEIs. No entanto, é necessário observar cuidadosamente o princípio contábil da entidade para evitar mistura entre patrimônios pessoais e empresariais.

Além disso, como os MEIs não são obrigados a ter contabilidade formal, poderá haver confusão entre despesas pessoais e as do negócio.

Leia Mais: Concurso público oferece 279 vagas para todos os níveis de formação! Confira

A importância do suporte contábil para o MEI

Embora a legislação não exija a contabilidade formal para MEIs, o suporte de um profissional contábil pode ser muito valioso, principalmente com a introdução do Cartão MEI.

Tendo um contador, os microempreendedores terão auxílio na gestão financeira do negócio, no controle de despesas e na manutenção de um planejamento financeiro sólido. Isso pode levar a um maior sucesso a longo prazo para os MEIs.