Carteira de Trabalho Digital! Veja Como Criar e Utilizá-la!
Implementada em 2019 para substituir o tradicional documento físico, a Carteira de Trabalho Digital trouxe mais acessibilidade e simplicidade para os cidadãos brasileiros. Via um aplicativo disponível para Android e iOS ou no portal web do Governo Federal, é possível criar e acessar o documento de maneira rápida e prática.
Como criar a Carteira de Trabalho Digital?

Para criar a carteira de trabalho digital, é necessário apenas um dispositivo com acesso à internet, como um celular ou computador, e uma conta no portal Gov.br. No site do governo federal, o usuário deve clicar em “Iniciar” e, em seguida, em “Entrar com Gov.br”. Com suas credenciais inscritas e o uso de seus dados pessoal autorizado, a carteira de trabalho digital é criada com sucesso.
No celular, o processo de criação do documento é semelhante. Dentro do aplicativo CTPS Digital, o usuário precisa clicar em “Entrar com Gov.br”, inserir suas credenciais e autorizar o uso de seus dados. Em poucos passos, o documento está pronto para uso.
Pelo aplicativo:
- Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” na Google Play Store ou App Store.
- Abra o aplicativo e clique em “Criar conta Gov.br”.
- Siga as instruções para criar sua conta Gov.br.
- Acesse o aplicativo novamente e faça login na sua conta Gov.br.
- Se você já possui uma CTPS física, digite o número do seu NIS (Número de Identificação Social) e o número da sua carteira.
- Se você não possui uma CTPS física, clique em “Não tenho CTPS” e siga as instruções para solicitar a emissão da sua carteira digital.
Pelo site:
- Acesse o site gov.br e faça login na sua conta Gov.br.
- Clique em “Serviços” e procure por “Carteira de Trabalho Digital”.
- Clique em “Solicitar CTPS Digital”.
- Se você já possui uma CTPS física, digite o número do seu NIS (Número de Identificação Social) e o número da sua carteira.
- Se você não possui uma CTPS física, clique em “Não tenho CTPS” e siga as instruções para solicitar a emissão da sua carteira digital.
Documentos necessários:
- Cédula de identidade válida;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Título de eleitor (opcional);
- Certidão de nascimento ou casamento (opcional).
Leia mais: Carteira do Idoso: Aumente a qualidade de vida dos aposentados com estes benefícios exclusivos!
A Carteira de Trabalho física ainda será usada?
Ainda que a Carteira de Trabalho Digital tenha vindo para substituir a versão física do documento em muitos aspectos, há situações em que a versão em papel ainda é necessária. Trabalhadores de órgãos públicos e organismos internacionais, por exemplo, ainda precisam do documento físico. Além disso, o documento físico é importante para comprovar contratos de trabalho antigos. Lembrando que o número da Carteira de Trabalho Digital é o mesmo do CPF do usuário.
Leia mais: Salário mínimo sobe a R$ 1.412 em 2024: nova política de Lula supera inflação!
A Carteira Digital é a mesma da CNTPS Física?
Sim! E Caso você queira pode fazer ela pelo celular, precisará baixar o aplicativo da CTPS Digital novamente e fazer login com sua conta Gov.br.
Para baixar o aplicativo da CTPS Digital:
- Android: Google Play Store
- iOS: App Store
Para fazer login na CTPS Digital:
- Use sua conta Gov.br
Se você esqueceu sua senha:
- Acesse o site gov.br e clique em “Esqueci minha senha”.
- Siga as instruções para recuperar sua senha.
Se você não possui uma conta Gov.br:
- Acesse o site gov.br e clique em “Criar conta”.
- Siga as instruções para criar sua conta.
Como imprimir a Carteira de Trabalho Digital?
A versão digital da carteira de trabalho possui um recurso de compartilhamento dos dados via e-mail ou pela impressão do documento. Dentro do aplicativo, após a criação de um PDF com os dados do usuário, é possível selecionar a opção “Salvar” para arquivar o documento no dispositivo ou “Enviar” para compartilhá-lo.
À medida que o mundo se digitaliza, o Governo Federal busca acompanhar essas mudanças a fim de proporcionar mais acessibilidade e praticidade ao cidadão. Sendo assim, a Carteira de Trabalho Digital é uma simplificação do acesso às informações profissionais e trabalhistas do cidadão e já está em pleno funcionamento para quem deseja ou precisa utilizá-la.