Jornal dia
Seu jornal de notícias

CNH: Descubra se há limite de idade para emissão e renovação do documento!

0

Nos últimos anos, tem crescido o número de idosos interessados em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, essa nova busca por autonomia e independência tem gerado uma dúvida comum: existe limite de idade para se obter a primeira CNH?

Qual é a importância do CNH?

Como um dos principais documentos que garantem o direito do cidadão de dirigir, a emissão da CNH não tem limite de idade, qualquer cidadão, independentemente da idade, pode dar início ao processo de habilitação.

Mas, para isso, algumas exigências precisam ser cumpridas. Segundo a resolução n.º 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o processo de formação de condutores é dividido em cinco etapas que incluem exames de aptidão física e mental, realização de curso técnico-teórico, prova teórico-técnica, curso prático de direção veicular e exame de prática de direção veicular.

CNH: Descubra se há limite de idade para emissão e renovação do documento!
CNH: Descubra se há limite de idade para emissão e renovação do documento!

Leia mais: Proteja-se de Golpes e Saiba Sacar o Valor Disponível pelo Sistema do Banco Central

Como fazer a Renovação do CNH?

Quando se fala em renovação, a situação é um pouco diferente. Conforme o artigo 147 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a CNH tem validade de dez anos para motoristas com idade até 49 anos. A partir dos 50 anos, a renovação do documento é feita a cada cinco anos.

Por fim, nos casos em que o condutor tem mais de 70 anos, a validade da habilitação cai para três anos.

Além disso, vale ressaltar que, conforme a resolução n.º 425 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o atestado de aptidão para conduzir um veículo é de total responsabilidade dos profissionais das clínicas conveniadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Assim, qualquer indício de deficiência física ou mental que possa interferir na capacidade de condução do motorista pode diminuir a validade da CNH, independente da idade.

Leia mais: Entenda a Caixinha do Nubank: Investimento Seguro e Rentável com Resgates Flexíveis

como tirar seu CNH?

Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil, você geralmente precisa seguir alguns passos específicos. Lembre-se de que esses passos podem variar um pouco dependendo do estado brasileiro em que você está. Aqui está um guia geral:

1. Requisitos Básicos:

Antes de iniciar o processo, certifique-se de atender aos requisitos básicos, que geralmente incluem:

  • Ser maior de 18 anos para categoria B (carros) e A (motos).
  • Ser alfabetizado.
  • Possuir documento de identidade e CPF.
  • Não ter pendências judiciais que impeçam a obtenção da CNH.

2. Exame Médico e Psicológico:

  1. Agendamento: Agende uma visita a uma clínica médica credenciada para realizar os exames médicos e psicológicos necessários para obter a CNH.
  2. Avaliação: O médico avaliará sua aptidão física, e o psicólogo avaliará sua capacidade psicológica para dirigir.

3. Curso Teórico:

  1. Matrícula: Faça a matrícula em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado.
  2. Aulas Teóricas: Complete as aulas teóricas obrigatórias, que abrangem legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania.
  3. Prova Teórica: Após as aulas, você realizará uma prova teórica no CFC. É necessário alcançar uma pontuação mínima para ser aprovado.

4. Aulas Práticas:

  1. Exames Práticos: Após a aprovação na prova teórica, inicie as aulas práticas de direção.
  2. Exame Prático: Após completar as aulas práticas, faça o exame prático de direção. A aprovação é necessária para avançar.

5. Emissão da Permissão para Dirigir (PPD):

  1. Aprovação Final: Após ser aprovado no exame prático, você receberá uma Permissão para Dirigir (PPD), que é uma CNH provisória válida por um período determinado.

6. CNH Definitiva:

  1. Período de Habilitação Provisória: Durante o período de habilitação provisória, o condutor deve seguir as regras estabelecidas.
  2. CNH Definitiva: Ao final do período, se não houver infrações graves, a CNH provisória é trocada pela CNH definitiva.

Observações:

  • Renovação: A CNH precisa ser renovada periodicamente, conforme a validade indicada no documento.
  • Viagens Internacionais: Se planeja dirigir no exterior, é recomendável obter uma Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Lembre-se de verificar as especificidades do Detran do seu estado, pois os procedimentos podem variar. O acompanhamento de um instrutor de autoescola ou instrutor credenciado é fundamental durante o processo.

Habilitação é para todos?

Portanto, está claro que a idade não é um empecilho para quem deseja se tornar um motorista habilitado. A CNH não tem idade e está disponível para todos os que atendam aos requisitos estabelecidos pela legislação.

Assim, os idosos podem continuar sonhando com a sua primeira habilitação ou mesmo a renovação desse importante documento para a vida moderna.

Embora o processo possa parecer um pouco complicado, essas regras existem para garantir que todos os motoristas estejam aptos para conduzir um veículo de maneira segura.

Dessa forma, a lei assegura não apenas o direito de ir e vir, mas principalmente a segurança de todos no trânsito. Afinal, a direção é uma responsabilidade que todos devem levar a sério, independentemente da idade.