Codefat lança Programa Manuel Querino, saiba como participar! Confira
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) lançou recentemente o Programa Manuel Querino (PMQ), uma iniciativa voltada para a qualificação social e profissional de jovens e trabalhadores. O objetivo é contribuir para a formação geral desses públicos e facilitar o seu acesso e permanência no mundo do trabalho.
O que é o Programa Manuel Querino?
O PMQ foi criado para substituir o extinto Programa Brasileiro de Qualificação Social e Profissional (Qualifica Brasil), conforme indicado por uma resolução publicada pelo Codefat no Diário Oficial da União.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) será o responsável por executar o programa, que contará com a formalização de contratos, convênios, termos de colaboração, fomento e execução descentralizada, além de transferências automáticas entre os fundos de trabalho.

Leia mais: Atenção! Paralisação de Auditores Fiscais ameaça e-Social e FGTS Digital. Saiba mais!
Quem pode participar?
Estados, Distrito Federal, municípios, consórcios de municípios, organizações governamentais e intergovernamentais, além de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, poderão integrar a execução do PMQ.
Abertura de inscrições em São Paulo
Inscrições para os cursos de qualificação social e profissional do PMQ começaram nesta segunda-feira (11) em cinco cidades da Região do Grande ABC, em São Paulo. No total, serão disponibilizadas 1.950 vagas para jovens entre 16 e 29 anos, nas cidades de Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo do Campo.
Requisitos para se inscrever no Programa Manuel Querino
- Idade entre 16 a 29 anos
- Ter concluído o ensino médio ou estar matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou no ensino regular básico
- Renda familiar per capita de até um salário mínimo (R$ 1.412,00)
Leia mais: Bolsa Família de Março Antecipado: Liberado o pagamento para NIS 2 HOJE (16)!
Qual é o prazo para participar?
As inscrições vão até 14 de março, com o resultado dos selecionados divulgado no dia 22 do mesmo mês. As aulas têm previsão de início em 25 de março.
Para o segundo semestre de 2024, está prevista a abertura de mais 1.800 vagas na região do ABC. Para mais informações, os interessados podem acessar a plataforma do programa disponível no portal do Ministério do Trabalho.
O lançamento do PMQ indica um movimento positivo em direção à ampliação de oportunidades de qualificação para jovens e trabalhadores, função crucial para impulsionar o desenvolvimento da economia brasileira.