Como o Cadastro Único Digital funciona? Saiba como desfrutar dos seus benefícios sociais
O Cadastro Único Digital chegou no mercado trazendo soluções práticas para muitos brasileiros. Essa plataforma permite o acesso mais ágil aos benefícios sociais de uma forma simples e segura. Porém, como toda inovação, é normal o surgimento de indagações sobre o seu funcionamento e segurança. Ao longo deste artigo, iremos esclarecer essas dúvidas proporcionando mais conhecimento e total entendimento da plataforma.
O sistema do Cadastro Único é bastante completo. O cidadão pode proceder com um pré-cadastro antes de comparecer pessoalmente a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). É possível, também, emitir comprovantes e atualizar informações sem a necessidade de enfrentar filas de atendimento. Uma funcionalidade importante é a verificação dos benefícios sociais atrelados ao seu nome e a busca por postos de atendimento físico mais próximos de sua residência.
Qual o passo a passo para inscrição no Cadastro Único Digital?

Para facilitar a vida de milhares de brasileiros, o Cadastro Único estabeleceu critérios de aceitação para garantir a justiça e eficácia do programa. A inscrição exige que a família possua rendimento mensal por pessoa de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660,00. Além disso, a renda total familiar não pode exceder três salários mínimos, sendo estes R$ 3.960,00. É fundamental que um membro da família, preferentemente uma mulher acima de 16 anos, seja a responsável pelo cadastro e more na mesma residência.
Leia Mais: Saiba como solicitar o BPC do INSS e garanta o seu benefício!
Quanto tempo leva para o benefício ser liberado?
Após a finalização do processo online, o responsável pela inscrição tem um prazo de até 120 dias para comparecer a um posto de atendimento e concluir o cadastro pessoalmente. Mesmo com todo o processo digitalizado, a visita presencial ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ainda se faz necessária para garantir a eficácia e segurança do programa.
Leia Mais: Outubro traz Benefícios Extras para 21 Milhões de Famílias do Bolsa Família!
Quais são os benefícios para quem está inscrito no CadÚnico?
Uma vez inscrita, a família passa a estar apta para receber diversos programas sociais do Governo. Vale ressaltar que ser parte do CadÚnico não garante o acesso automático aos benefícios. Cada auxílio possui regras individuais que precisam ser atendidas. Entre os benefícios disponíveis, destaca-se o Auxílio Emergencial, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família, Programa Cisternas, Programa Criança Feliz, Programa Vale-Gás Nacional, Tarifa Social de Energia Elétrica, Telefone Popular e outros.
Por fim, podemos concluir que o Cadastro Único Digital surgiu para auxiliar e agilizar a vida dos cidadãos. Apesar das dúvidas iniciais, todos podem aproveitar os benefícios que esse programa tem a oferecer. Para mais informações, visitem o site oficial.