Jornal dia
Seu jornal de notícias

Como se proteger de golpes do Empréstimo consignado?

0

O crescimento no número de fraudes relacionadas ao Empréstimo consignado tem gerado preocupação e alertas relevantes aos aposentados, pensionistas e funcionários públicos. Sem escrúpulos, criminosos têm comprometido salários e beneficiários de maneira ilegal, causando prejuízos pontuais e constrangimentos para inúmeros cidadãos.

Considerando essa realidade, o Advogado Aldo Nunes e sua equipe, localizados em Florianópolis, abriram um nicho de atuação que visa amparar pessoas que foram lesadas por esse tipo de golpe e buscar as devidas reparações.

Quais as Recomendações para Evitar os Golpes no Empréstimo consignado?

A precaução é a melhor defesa contra esse tipo de fraude. É de extrema importância manter a desconfiança ao se deparar com oportunidades que aparentem ser demasiadamente vantajosas, checar a idoneidade de empresas que ofereçam produtos financeiros e evitar fornecer dados pessoais relacionados a contas bancárias ou benefícios por meio de contatos telefônicos ou redes sociais.

O que é o Empréstimo consignado e Como Funcionam os Golpes?

Este formato de crédito é concedido prioritariamente para aposentados, pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e funcionários públicos, tendo suas parcelas descontadas diretamente dos benefícios e salários recebidos. A peculiaridade desse empréstimo gera um risco menor para as instituições financeiras, resultando em taxas de juros menores e mais vantajosas para os consumidores.

Entretanto, é justamente a confiança gerada por essas vantagens que os golpistas exploram, com estratégias diversas, desde se passar por instituições financeiras para obter dados bancários, a solicitar empréstimos fraudulentos em nome da vítima, sem que essa tenha autorizado.

Leia Mais: Caixa lança leilão de 1.000 imóveis com descontos de até 40% em todo Brasil

Quais as Estratégias de Golpistas e Como se Proteger?

O golpista pode utilizar diversas técnicas, como o contato por telefone ou aplicativos de mensagens, se passando por funcionários do INSS ou instituições financeiras oferecendo Empréstimo consignado. É comum que sejam ofertados valores adicionais de benefícios ou empréstimos a taxas mais vantajosas.

Diante disso, é fundamental estar sempre atento e verificar os extratos bancários e contracheques detalhadamente, em busca de irregularidades. Caso seja identificada alguma fraude, busque imediatamente o suporte de um advogado de confiança que possua experiência nesses casos, para efetuar o cancelamento de débitos e buscar a devida reparação.

É necessário frisar, ainda, que as instituições financeiras não podem vincular a oferta de crédito consignado à contratação de outros serviços ou produtos – prática conhecida como venda casada – por se tratar de uma infração legal.