Como será o pagamento do Abono Extra do INSS em 2023? Descubra tudo aqui!
O calendário de pagamento do abono extra do INSS é ansiosamente aguardado no fim de cada ano pelos brasileiros que possuem o direito a este benefício. Sejam eles aposentados, pensionistas ou trabalhadores celetistas, todos possuem a garantia legal desse provento adicional. Entenda aqui como funciona.
Conhecido também como 13º salário, o abono extra é uma remuneração adicional garantida por lei. Com isso, todos os aposentados, pensionistas e trabalhadores que possuem carteira assinada têm o direito de receber essa quantia extra no fim do ano.
Como funciona o calendário de pagamento do abono extra do INSS?

O 13º salário, ou abono extra do INSS, foi assegurado pela Lei 4.090. Tal direito assegura que todos os trabalhadores celetistas, pensionistas e aposentados recebam, na data definida, a 13ª parcela do salário, que é calculada proporcionalmente ao tempo que o beneficiário recebeu a aposentadoria durante aquele ano. Para considerar um mês de contribuição, o beneficiário deve ter recebido pelo menos 15 dias de benefício.
A lei também estabelece, dentre outros, o direito ao 13º salário para aqueles que são beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Assim, esses indivíduos também têm direito ao abono extra do INSS.
Leia Mais: Feriados Nacionais de 2024! Como Maximizar Suas Folgas, e aproveitar ao MAXIMO!
Quando será o pagamento do abono extra do INSS em 2023?
Em 2023, o pagamento deste abono extra do INSS será efetuado em dia único. O empregador ou a entidade pagadora do benefício é quem determina a data de pagamento, podendo esta ser em única parcela ou dividida em duas. A legislação estabelece que a primeira parcela, correspondente a 50% do valor, deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. Já a segunda parcela deve ser quitada até o dia 20 de dezembro.
Leia Mais: R$ 1.320 extras! Confira o saque do seu PIS! Até dia 28 desse mês! Confira
O que muda no calendário do abono extra para aposentados e pensionistas?
Os beneficiários do INSS, por sua vez, recebem o décimo terceiro diretamente do órgão. Assim, o pagamento do abono extra do INSS se dá através do próprio INSS, devendo ser disponibilizado em parcela única a partir do dia 24 de novembro.
Em 2023, pelo quarto ano consecutivo, a antecipação do 13º salário ocorreu para os aposentados do INSS. Estes receberam suas parcelas em maio e junho. Portanto, quem se aposentou após maio deste ano receberá a parcela única do décimo terceiro salário.
Para mais informações sobre o abono extra do INSS e demais benefícios, fique atento às nossas atualizações em nosso site e redes sociais.