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Como solucionar o bloqueio do seu Bolsa Família?

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O Brasil possui hoje o príncipal programa voltado para assistência social chamado de “Bolsa Família”. Contudo, diversos beneficiários têm enfrentado bloqueios em seus benefícios, principalmente pelo descumprimento do prazo de atualização cadastral. Isso acarreta na suspensão temporária dos benefícios, levando os usuários a esperarem certa burocracia para a regularização dos dados e restabelecimento do benefício. Neste sentido, torna-se crucial compreender como proceder nessas situações para garantir o acesso ao benefício.

Quando deparados com o bloqueio do Bolsa Família, os beneficiários tendem a ter muitas dúvidas sobre os motivos para tal. Portanto se faz necessário entender como verificar os motivos para tais bloqueios.

Como identificar o motivo do Bloqueio do Bolsa Família?

Existem algumas maneiras práticas e diretas para realizar essa consulta, a saber:

  • Aplicativo ou Site do Bolsa Família: O Ministério do Desenvolvimento Social disponibiliza uma plataforma para consulta. Assim, ao inserir o número do NIS (Número de Identificação Social) juntamente com sua senha, você terá acesso ao status de seu benefício.
  • Central de Atendimento: O beneficiário pode entrar em contato com a central de atendimento ligando para o número 111 ou 0800 726 02 07 para realizar a consulta.
  • Atendimento Presencial: Em última instância, é possível realizar uma consulta presencial no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou diretamente na prefeitura do município. Esse atendimento possibilita um esclarecimento mais específico sobre a situação do bloqueio.

É importante ressaltar que para facilitar esse processo de consulta e regularização, é aconselhável ter sempre em mãos os documentos pessoais como CPF, RG e o Número de Identificação Social (NIS).

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Entendido o Bloqueio, como proceder para o Desbloqueio do Bolsa Família?

Após a identificação do motivo do bloqueio, o próprio beneficiário ou o responsável legal deverá comparecer ao CRAS com toda a documentação dos demais membros da família para solicitar o desbloqueio. Nessa visita, os agentes do CRAS entenderão a real necessidade da continuidade do benefício e regularizarão a situação. É importante lembrar que este processo pode demorar de 15 a 45 dias, variando de acordo com o grau de irregularidade encontrada no cadastro.

Para evitar situações como essa, é preciso manter as informações cadastrais sempre atualizadas, especialmente se o beneficiário tiver atualizado os dados nos últimos 45 dias e ainda assim tiver o benefício bloqueado. Nesse cenário, está prevista a liberação do benefício e do pagamento referente ao mês correspondente.

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Qual a periodicidade devo atualizar meu cadastro no Bolsa Família?

Todos os beneficiários do Bolsa Família têm até 60 dias para procurar o CRAS de sua região e proceder com a atualização de seus dados. Caso essa atualização não seja realizada no prazo, o usuário poderá ser desligado do Cadastro Único, resultando na perda do benefício do Bolsa Família, que pode afetar diretamente o bem-estar e a situação financeira da família.