Jornal dia
Seu jornal de notícias

Concurso da Funai com 502 vagas está aberto: 30% reservadas para indígenas! Saiba tudo!

0

O concurso público nacional unificado (CPNU), aberto pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), iniciou suas inscrições. Disponibiliza 502 vagas, sendo 30% delas reservadas a candidatos indígenas. As inscrições foram até 9 de fevereiro e as provas estão previstas para 5 de maio, realizadas em 220 municípios brasileiros.

Leia mais: CPF na Nota Aproveite Benefícios com o Programa, Economize em Taxas e Ganhe Prêmios! CONFIRA!

Como realizar a inscrição no Concurso Funai?

Concurso da Funai com 502 vagas está aberto: 30% reservadas para indígenas! Saiba tudo!
Concurso da Funai com 502 vagas está aberto: 30% reservadas para indígenas! Saiba tudo!

A participação no concurso requer um cadastro na plataforma Gov.br e a inscrição deve ser feita pelo próprio candidato no seguinte endereço: https://cpnu.cesgranrio.org.br/login. As inscrições com isenção de taxa podem ser realizadas de 19 a 26 de janeiro, requerendo do candidato a comprovação dos requisitos no momento da inscrição.

A taxa de inscrição é de R$60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para vagas de nível superior. Aqueles que estão cadastrados no CadÚnico, que cursam ou cursaram faculdade pelo Fies ou pelo ProUni e aqueles que realizaram transplante de medula óssea estão isentos do pagamento.

Como serão distribuidas as vagas do CNPU Funai?

O CPNU disponibiliza vagas para 21 órgãos federais, distribuidas em oito blocos temáticos, todos contando com vagas ofertadas pela Funai. Os candidatos poderão optar por vagas em mais de um cargo, desde que estejam dentro do mesmo bloco temático, tendo uma única taxa de inscrição.

Os candidatos poderão escolher as carreiras divididas em oito blocos temáticos que possuem semelhanças entre si.

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias – 20 vagas para engenharia e 1 vaga para arquitetura (Cargo Especialista em Indigenismo);
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação – 1 vaga para Estatístico (Cargo Especialista em Indigenismo);
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas – 31 vagas para Engenharia Agronômica, 2 para Engenharia Florestal, 4 para Análise Pecuária (Cargo Especialista em Indigenismo);
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor – 6 vagas para Psicologia (Cargo Especialista em Indigenismo);
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – 152 vagas para qualquer área de formação, 19 vagas para Antropologia, 21 para Assistente Social, 12 para Sociologia e 2 Pedagogia (Cargo Especialista em Indigenismo);
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação – 24 vagas para Economia (Cargo Especialista em Indigenismo);
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública – 26 vagas para Administração, 1 para Arquivologia, 6 para Biblioteconomia, 10 para Comunicação Social, 12 para Contabilidade (Cargo Especialista em Indigenismo);
  • Bloco 8 – Nível Intermediário – 152 vagas de Nível Médio (Cargo Técnico em Indigenismo).

Leia mais: Prepare-se para a declaração de Imposto de Renda 2024: Novas regras e como evitar a malha fina!

Compravação para quem se autodeclarar indígena para o Concurso Funai

Os candidatos que se autodeclaram indígenas deverão enviar a documentação comprobatória dentro do período estipulado pelo edital, através do endereço eletrônico do concurso público. Eles poderão optar por vagas reservadas para indígenas ou pela ampla concorrência.

Para mais informações e esclarecimentos sobre o concurso, os candidatos podem acessar https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/tire-suas-duvidas e para mais detalhes sobre as regras e requisitos do concurso, os editais completos se encontram disponíveis em https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional.