Concurso do instituto nacional do seguro social Convoca aprovados em concurso de 2022 e anuncia novas vagas para 2024!
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alexandre Stefanutto, realizou uma reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a fim de discutir a necessidade de convocar mais candidatos aprovados no último concurso do INSS, realizado em 2022.
Leia mais: MEI saiba como fazer a declaração anual DASN-SIMEI! Prazo até maio de 2024!
Quantas Vagas tem no concurso do instituto nacional do seguro social?

Esse concurso disponibilizou 3.144 vagas e já convocou 1000 aprovados, além da recém realizada chamada de outros 298 candidatos. Contando esses valores, ainda restam em torno de 1.800 candidatos aguardando a convocação.
Stefanutto enfatizou a importância de convocar mais candidatos. Entretanto, a decisão final ainda depende do Governo Federal e da disponibilidade orçamentária para realizar as convocações.
Convocação de aprovados do concurso INSS 2022!
O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, em diversas ocasiões, mostrou-se favorável à convocação de todos os aprovados. Segundo ele, a entrada de mais servidores é fundamental para humanizar os serviços oferecidos à população. “Não existe humanização sem servidores realizando atendimento presencial nas agências. Nenhuma tecnologia pode substituir o ser humano”, afirmou.
Apesar dessa intenção, o ministro também ressaltou que a convocação depende da autorização do Governo Federal. O INSS já solicitou a realização de um novo concurso público para peritos médicos, cuja permissão também aguarda avaliação.
Leia mais: Concurso da Caixa Federal 2024 tem suas inscrições abertas! CONFIRA TUDO!
Como será o próximo Concurso do INSS?
O pedido encaminhado para MGI pede o provimento de 1574 vagas para a Perícia Médica. A ministra Esther Dweck já confirmou que o concurso será realizado em 2024 e a expectativa é que o edital seja divulgado até junho do mesmo ano. Segundo ela, a permanência do aprovado na região de lotação será de no mínimo, dez anos.
No momento, a carreira de peritos médicos federais enfrenta grande déficit de profissionais. Somando os valores, a área chegou a ter 4500 peritos, mas atualmente funciona com apenas 2900 servidores.
Cabe ressaltar que, além das vagas para peritos, o Conselho Nacional de Previdência Social também defende a realização de novos concursos para analistas e técnicos.
A carreira de perito médico federal exige nível superior em Medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina. O salário inicial da carreira é de R$16.533,99, considerando a jornada de 40 horas semanais.