Jornal dia
Seu jornal de notícias

Concurso do instituto nacional do seguro social Prorrogado até 2025: Possibilidade de Convocação de Excedentes em Destaque

0

Em decisão recente, a validade do último concurso da INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que ocorreu em 2022, foi prorrogada. O concurso agora seguirá em vigor até pelo menos 4 de maio de 2025, segundo o documento oficial publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira, 7 de maio.

Leia mais: INSS: primeira parcela do 13º Salário do INSS tem data CONFIRMADA! Entenda

Quantos candidatos do concurso instituto nacional do seguro social pode ser convocados?

Fonte: https://blog.focusconcursos.com.br/concurso-inss-novo-edital/
Fonte: https://blog.focusconcursos.com.br/concurso-inss-novo-edital/

Esta extensão de validade aumenta as especulações sobre a possibilidade de convocação de 1.800 candidatos excedentes. Acredita-se que isso os convocará nas vagas suplementares no decorrer de 2024, com base nas declarações do ministro da previdência, Carlos Lupi.

Solicitação de Novo Concurso INSS

Adicionalmente, o Instituto Nacional do Seguro Social está se preparando para um novo concurso para a posição Perito Médico Federal. Já foi enviada uma solicitação à MGI para 1.574 vagas. É importante recordar que, no ano passado, já foi oficializado outro pedido para 7.655 novas vagas em cargos de nível médio (técnico) e superior (analista).

Leia mais: Divulgado hoje NOVAS datas para o pagamento do PIS/PASEP! Confira e não perca!

O que fazer se for aprovado no concurso do INSS?

Depois de aprovado, o candidato terá que apresentar vários documentos e exames médicos, conforme previsto no edital de convocação. A validação da nomeação culminará na publicação da portaria de nomeação do novo servidor, que então terá um prazo de 30 dias para assinar o termo de posse e mais 15 dias para entrar em exercício.

Cabe lembrar que, uma vez admitidos, os novos ingressos estarão sujeitos ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990).