Concurso publico nacional unificado: reta final para pagar sua inscrição! Confira
Os candidatos que pretendem concorrer no Concurso Público Nacional Unificado têm até o próximo dia 16 de fevereiro para efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).
A cobrança é realizada nos valores de R$ 90, para os candidatos aos cargos de nível superior, e R$ 60, para os de nível médio. O pagamento pode ser feito tanto em instituições bancárias quanto pelo PIX, através do QR Code.
Inscrições do Concurso publico encerradas?
O prazo para as inscrições já encerrou, sendo no último dia 9 de fevereiro. Conhecido popularmente como o “Enem dos concursos“, esse processo seletivo já soma 2,65 milhões de inscritos.
Contudo, cerca de 1,28 milhão de candidatos ainda precisam efetuar o pagamento da taxa para garantir a participação. Entre esses, estão inclusos aqueles que tiveram seus pedidos de isenção da taxa negados.

Leia mais: Saiba Quem tem Direito a Nova Rodada de Pagamentos do Auxílio-Gás! VEJA!
Confirmação de inscrição e local de prova
Confirmações finais sobre as inscrições serão disponibilizadas no dia 29 de fevereiro, através do site da Cesgranrio, responsável pela realização do concurso.
A consulta ao local de realização das provas estará disponível a partir do dia 29 de abril. Resultados preliminares das provas objetivas e discursivas, incluindo redações, serão divulgados no dia 3 de junho, enquanto a classificação final dos aprovados deve ser divulgada no dia 30 de julho.
Leia mais: NOVO Benefício do MEI: Licença-maternidade para Mulheres MEIs! ENTENDA!
Vantagem do concurso publico
As vantagens do concurso público incluem:
- Estabilidade no emprego: Os servidores públicos têm garantia de emprego e não podem ser demitidos sem justa causa, o que proporciona maior segurança profissional.
- Remuneração atrativa: Em geral, os salários oferecidos nos concursos públicos são competitivos em relação ao mercado privado, além de oferecerem uma série de benefícios, como plano de saúde, plano de previdência, auxílio-alimentação, entre outros.
- Progressão na carreira: Muitos órgãos públicos oferecem oportunidades de ascensão na carreira, por meio de promoções e progressões por mérito e tempo de serviço.
- Benefícios adicionais: Além do salário base, os servidores públicos podem ter acesso a uma série de benefícios adicionais, como auxílio-transporte, auxílio-creche, seguro de vida, entre outros.
- Qualidade de vida: Em muitos casos, os servidores públicos têm uma carga horária de trabalho mais equilibrada, o que permite uma melhor conciliação entre vida profissional e pessoal.
- Estabilidade financeira: A estabilidade no emprego e a possibilidade de aposentadoria pelo regime próprio de previdência oferecem maior segurança financeira ao servidor público ao longo do tempo.
- Realização profissional: Muitas pessoas buscam carreiras públicas devido à possibilidade de atuar em áreas que consideram gratificantes e de contribuir para o bem-estar da sociedade.
Vagas e concorrência do concurso publico
O número total de vagas em disputa é de 6.640, distribuídas entre 21 órgãos públicos brasileiros. As provas acontecerão em 220 cidades, espalhadas por todos os estados, além do Distrito Federal, no dia 5 de maio.
Importante atenção ao edital
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), órgão responsável por promover o processo seletivo, ressalta a importância de os candidatos se manterem informados sobre os conteúdos dos editais escolhidos, já que somam ao todo oito documentos com as regras para a candidatura aos diversos cargos divididos por blocos temáticos.
Recentemente ocorreram retificações nos editais, devido a correções necessárias em ambiguidades e erros nas informações.]