Jornal dia
Seu jornal de notícias

Conheça a Siga Antenado para trocar a sua Antena Digital AGORA e Desfrute do 5G!

0

Com a chegada da rede de internet 5G, a substituição das tradicionais antenas parabólicas pelo sinal digital está se tornando uma realidade. A Siga Antenado, entidade administradora da faixa criada por determinação da Anatel, está por trás dessa operação para facilitar a transição dos usuários.

Usuários que não substituírem o equipamento podem sofrer interferências, como chuviscos, chiados e até interrupção do sinal, pois a frequência 5G é a mesma utilizada pela parabólica tradicional, a banda C. Já o equipamento digital opera na faixa da banda Ku.

O que é a Siga Antenado e como solicitar a troca?

Conheça a Siga Antenado para trocar a sua Antena Digital AGORA e Desfrute do 5G!
Conheça a Siga Antenado para trocar a sua Antena Digital AGORA e Desfrute do 5G!

A Siga Antenado é uma entidade formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças na faixa de 3,5 GHz. Sua função é administrar a transição para a nova tecnologia, auxiliando a população na mudança para o sinal das parabólicas digitais.

As principais atendidas por essa transição são as famílias de baixa renda inscritas em programas federais que possuem uma antena parabólica operante. Para solicitar a troca, é necessário acessar o site da Siga Antenado ou ligar para o número 0800 729 2404, fornecendo o CPF ou o NIS.

Leia mais: Adquira já o Seu Novo RG: Saiba Como, Onde e Por Que Fazer – Prazo Prorrogado até 2032!

Os benefícios da antena digital

Mas quais seriam os benefícios da conversão para o sinal digital? O presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, explica que o novo equipamento proporciona uma qualidade superior tanto de imagem como de som, além de oferecer uma programação regional e continuar gratuita, como antes.

Ele reforça a importância das pessoas buscarem o atendimento quanto antes para verificar se têm direito ao kit gratuito e o que devem fazer para efetuar a migração.

Leia mais: Caixa Tem Libera Novo empréstimo imperdível! Veja quem tem Direito e como participar

Cidades com 5G já liberadas

Com essa conversão, as cidades de Piracicaba, por exemplo, já contam com uma velocidade de internet mais rápida, possibilitada pela tecnologia 5G. Das cidades na região, 17 já foram liberadas pela Anatel para fazer a transição.

Contudo, a liberação da Anatel não implica a disponibilização instantânea da nova velocidade de internet. A atualização das chamadas Leis das Antenas pelas prefeituras é muito importante para permitir a chegada do 5G, que oferece uma velocidade de navegação até 100 vezes mais rápida que a oferecida atualmente.