Jornal dia
Seu jornal de notícias

Conheça os benefícios e como se inscrever no programa Bolsa do Povo!

0

Para dar suporte a famílias em condições de vulnerabilidade social, o Governo de São Paulo introduziu um inovador programa que integra benefícios, iniciativas e projetos, com ou sem transferência de renda diretamente ao cidadão. Este programa é o Bolsa do Povo.

As inscrições para o programa são online, feitas através do site oficial. Os documentos necessários para inscrição incluem RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de endereço e renda, além do CadÚnico. A lista completa dos documentos necessários pode ser confirmada no site do programa.

O Bolsa do Povo, implantado através da Lei nº 17.372, já abrangeu mais de 20 benefícios, sendo que atualmente 10 permanecem ativos, com inscrições abertas de acordo com a disponibilidade na data.

Quais os Objetivos do Programa?

Os programas buscam, de maneira geral, oferecer um leque de possibilidades para que as famílias atingidas pela crise econômica e social consigam encontrar aliados na luta contra a vulnerabilidade. Seja através de incentivo à prática esportiva, gostos artísticos ou empreendedorismo, a proposta é que essas ações auxiliem as pessoas a encontrarem novas fontes de renda e promovam a inclusão social.

A medida, que tem um caráter emergencial, promove ações governamentais de proteção social e inclusão a diversos grupos sociais, desde crianças a idosos, com a intenção de minimizar os impactos da crise e fomentar a recuperação econômica desses grupos. Além disso, fortalece o compromisso do governo do Estado de São Paulo com a promoção da qualidade de vida de todos os seus habitantes.

Leia Mais: Imposto de Renda 2024: Saiba as Novas Diretrizes!

Programas Ativos do Bolsa do Povo

A lista de programas ativos inclui Bolsa Empreendedor, que oferece auxílio financeiro e curso de qualificação para empreendedores informais em situação vulnerável; Bolsa Trabalho, que oferece oportunidade de ocupação e qualificação profissional em órgãos públicos; Auxílio Moradia, destinado a famílias que foram deslocadas de suas residências devido chuvas ou intervenções urbanas, entre outros.

O programa também inclui auxílio destinado à população idosa, como o VidAtiva, que oferece pagamento mensal para a prática de atividades físicas em academias credenciadas; e aos jovens, como o Ação Jovem, destinado à inclusão social de jovens de 15 a 24 anos de famílias inscritas no CadÚnico, e o NovoTec Expresso, que tenta aproximar a educação básica com o mundo do trabalho, ambos dando direito a bolsa auxílio.

Leia Mais: Descubra AGORA como Solicitar o Auxílio Gás: Não perca esse benéfico!