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Passo a passo para emitir a Carteira do Idoso em 2024!

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Ainda são muitos os idosos que não estão cientes dos benefícios gerados pela Carteira do Idoso. Esse documento, completamente gratuito, é emitido pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), e possibilita a identificação dos idosos brasileiros considerados de baixa renda.

Como funciona a Carteira do Idoso?

Passo a passo para emitir a Carteira do Idoso em 2024!
Passo a passo para emitir a Carteira do Idoso em 2024!

Entrou em vigor no país a Lei 10.741/03, que instituiu a Carteira do Idoso. Esse documento é destinado a quem tem mais de 60 anos. No Brasil, a idade corresponde ao início da chamada “terceira idade”, o que garante direitos prioritários, por exemplo, em filas de serviços. Contudo, importante frisar que ser idoso não significa ser incapaz.

Qualquer cidadão brasileiro acima de 60 anos ou 65 anos, de acordo com o contexto, tem direito à prioridade, preferência e assistência. A Carteira do Idoso foi elaborada para facilitar a identificação dessas pessoas, simplificando o acesso aos seus direitos. Após dois anos, é necessária a sua revalidação.

Vale esclarecer que a Carteira do Idoso não substitui o RG. Ela atua como um documento adicional ao RG, apresentando um número de identificação diferenciado. É possível que em algumas situações seja exigida a apresentação de ambos os documentos.

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O que a Carteira do Idoso pode proporcionar?

A Carteira do Idoso traz diversas informações pessoais do titular, como: nome completo, data de nascimento, número do RG, CPF, NIS (Número de Identificação Social, obtido através do CadÚnico), além da data de emissão e expiração do documento – que tem validade de dois anos – e um QR Code.

A posse da Carteira do Idoso garante ao indivíduo vários benefícios, como gratuidade em ônibus de linhas municipais e intermunicipais, reserva de dois assentos gratuitos em viagens interestaduais, ou desconto de 50% na passagem. Além disso, ela permite a emissão de documento para uso de estacionamento designado à terceira idade.

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Passo a passo para a emissão da Carteira do Idoso

A Carteira do Idoso pode ser emitida de forma online ou presencial. Para o segundo caso, é necessário dirigir-se ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para gerar e imprimir o documento. No caso da revalidação do documento, o procedimento é o mesmo, podendo ser feito tanto online quanto no CRAS.

Para quem optar pela emissão online, é necessário acessar o portal oficial da Carteira do Idoso, selecionar a opção “Emitir Carteira”, realizar login na conta Gov.br ou criar uma se ainda não a tiver, autorizar o uso dos registros pessoais e optar por “Emitir Carteira de Idoso”. Após isso, é só imprimir ou salvar a carteira no computador ou smartphone.

Portanto, fica evidente que a Carteira do Idoso é um facilitador para os idosos de baixa renda. Através dela, é possível garantir uma série de direitos e benefícios que podem melhorar significativamente o dia a dia desses cidadãos.