Jornal dia
Seu jornal de notícias

Consulta ao Lote Residual de Restituição do IRPF Liberada pela Receita Federal

0

A Receita Federal comunicou nesta terça-feira (24) que será aberta a consulta ao lote de restituição residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Essa categoria de liberação é direcionada para aqueles que tiveram sua declaração retida na chamada “malha fina”, mas que já se encontra regularizada junto ao Fisco.

A consulta ficou prontamente disponível a partir das 10h desta terça-feira. Os contribuintes interessados podem acessar a página oficial da Receita Federal para constatar se sua restituição já está disponível.

Como verificar a disponibilidade da restituição?

Consulta ao Lote Residual de Restituição do IRPF Liberada pela Receita Federal
Consulta ao Lote Residual de Restituição do IRPF Liberada pela Receita Federal

Para descobrir se a restituição já se encontra disponível, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Desse modo, é possível realizar uma consulta completa da situação da declaração.

Se o contribuinte tiver dúvidas sobre a existência de alguma pendência, basta conferir o extrato de processamento que está disponível no ambiente virtual do e-CAC. Este extrato informa se existem pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, esclarece se o contribuinte está na malha fina.

Leia mais: Nova Taxa de Consignado INSS, Saiba como aproveitar as NOVAS condições!

Identificou alguma pendência?

Se ao verificar o extrato de processamento for identificada alguma pendência, o contribuinte pode retificar a sua declaração realizando a correção de informações que estejam equivocadas. Feito isto, se houver algum valor de restituição a ser recebido, este será pago nos próximos lotes residuais de restituição.

A Receita informou no final de setembro de 2023 que 1,3 milhão de contribuintes caíram na malha fina. Este número corresponde a 3,1% do total de 43,5 milhões de declarações recebidas entre março e setembro do ano de 2023, correspondentes ao IRPF do ano-base 2022.