Consulte seu FGTS através do seu CPF! Veja o passo a passo!
A era digital tem revolucionado a maneira como realizamos diversas tarefas cotidianas, incluindo processos anteriormente considerados complexos e burocráticos.
Um super exemplo dessa transformação é a possibilidade de consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) através do CPF, um recurso que facilita a vida dos trabalhadores que desejam acompanhar seu saldo no FGTS.
Essa facilidade se deve ao advento e popularização dos dispositivos móveis e da internet, tornando esses serviços mais acessíveis, rápidos e eficientes. O que antes exigia uma visita a uma agência da Caixa Econômica Federal, hoje pode ser realizado pelo seu celular, em qualquer lugar e a qualquer hora.
Consultando o FGTS através dos aplicativos da Caixa!

Para consultar o saldo do FGTS pelo CPF, você pode optar por acessar os sites oficiais da Caixa Econômica Federal ou utilizar um dos aplicativos oficiais disponíveis para dispositivos móveis.
Uma vez que os aplicativos se tornaram populares devido à sua praticidade e facilidade de uso, separamos aqui o passo a passo de como utilizá-los. Primeiro, você deve baixar um dos aplicativos oficiais da Caixa Econômica Federal em seu smartphone, em seguida, precisará ativar sua conta seguindo as instruções enviadas por e-mail.
Por fim, criará uma senha de 6 ou 8 dígitos que será usada para acessar a sua conta. Dessa forma, você terá acesso a um serviço prático, seguro e confiável.
Leia mais: Seu salário mínimo pode subir menos do que o previsto? Confira novidades!
Como verificar o FGTS pelo CPF através do site da Caixa?
Se preferir, você pode optar pela consulta do FGTS através do site da Caixa Econômica Federal sem a necessidade de baixar qualquer aplicativo. O processo é simples: preencha seus dados de acesso no site, confirme sua identidade e clique na opção FGTS para conferir as informações desejadas.
Leia mais: Qualifique-se para o bolsa família! Não perca essa ajuda na sua renda!
Quais são as informações sobre a correção do FGTS?
Existe uma grande dúvida entre os trabalhadores acerca da correção do FGTS no período de 1999 a 2013, uma época marcada por mudanças legislativas na maneira como o fundo era corrigido.
Durante esse período, o FGTS era corrigido pela Taxa Referencial (TR), later considerada defasada em relação à inflação do período. Para verificar se há direito à correção, você deve analisar os extratos FGTS desse período.
Estes documentos podem ser obtidos através dos canais de consulta da Caixa, tanto pelo site como pelo aplicativo.
Se você encontrar irregularidades, pode buscar suporte jurídico para abrir uma ação judicial em busca de uma correção justa. Além disso, é possível receber mensagens gratuitas sobre o FGTS, informando sobre depósitos, saldo disponível e quando algum valor é liberado para saque.
Para quem prefere receber o extrato do FGTS em casa, via correspondência, basta informar o endereço residencial em uma agência da Caixa ou através do telefone 0800 726 01 01.