Jornal dia
Seu jornal de notícias

CONTA DE LUZ OUTUBRO: Veja qual será a bandeira tarifária e Surpreenda-se!

0

No último dia 30, uma informação relevante foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A entidade que define as bandeiras tarifárias da energia elétrica em todo o Brasil garantiu a manutenção da bandeira verde para o mês de outubro. Uma notícia que traz esperança para o bolso dos brasileiros, que há tempos sofrem com as tarifas elevadas nas contas de luz.

Para entendermos melhor, o sistema de bandeiras tarifárias foi instituído pela Aneel em 2015. Ele visa refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica no país e assim, definir as tarifas mensais. Dependendo do volume de chuvas nas regiões dos reservatórios e dos custos para geração de energia, uma bandeira tarifária específica é definida.

O que significa a manutenção da bandeira verde?

Manter a bandeira verde no mês de outubro significa que não haverá acréscimo no valor da energia elétrica. Esta é uma excelente notícia para a população em tempos de crise econômica. A confirmação veio após a Aneel rever suas projeções feitas em 2022, que indicavam uma possível mudança para a bandeira amarela em 2023.

Outro ponto positivo é que essa será a 18ª vez consecutiva sem qualquer cobranças adicionais. Isso equivale a dizer que os brasileiros estão há mais de um ano sem ter que desembolsar mais para pagar a conta de luz. Além disso, a expectativa é de que a bandeira verde seja mantida em 2024 se as condições climáticas ajudarem e as chuvas continuarem caindo regularmente nos reservatórios.

Leia Mais: ÚLTIMO lote da restituição é pago HOJE (29); Saiba quem recebe

Como a bandeira verde impacta a economia brasileira?

O impacto financeiro da conta de luz na vida dos brasileiros é grande. Por isso, a bandeira verde faz diferença no bolso de milhões de pessoas. Principalmente porque a tarifa de energia é um dos maiores gastos domésticos e, muitas vezes, vem mais cara do que muitos esperam. Com a manutenção da bandeira verde, espera-se uma redução nesse gasto ou, pelo menos, sua estabilidade.

Leia Mais: Aposentados do INSS podem receber acréscimo de 25% – descubra como

Entendendo as bandeiras tarifárias

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: a verde não realiza cobranças adicionais; já a amarela e a vermelha (nível 1 e 2) indicam a necessidade de economia e acréscimo no valor da tarifa. A grande vantagem dessa escala é que ela sinaliza ao consumidor quais são os períodos mais críticos e, assim, promovem a educação para o consumo consciente de energia elétrica.

Importante destacar que, apesar de ter sido implementado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias recebeu uma nova categoria em 2021, a bandeira escassez hídrica, criada para sinalizar o período de maior crise hídrica do país. Entretanto, essa bandeira foi extinta em abril de 2022 com a melhora das condições climáticas.