CPF na nota: saiba os BENEFÍCIOS ignorados dessa simples documentação! CONFIRA!
Internet, março, 2023 – Os governos de diversos estados brasileiros têm incentivado a prática de colocar o CPF na nota fiscal como uma forma de garantir que os impostos sejam recolhidos devidamente. Informar o CPF ao fazer uma compra permite que a Receita Federal rastreie as transações e, além disso, alguns estados oferecem benefícios para os consumidores que adotam essa prática.
Entre os estados que incentivam a inclusão do CPF na nota fiscal, se destacam São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Amazonas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraíba, Goiás, Espírito Santos, entre outros.
Estados que incentivam a inclusão do CPF na nota fiscal:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Maranhão
- Alagoas
- Bahia
- Ceará
- Amazonas
- Sergipe
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Paraná
- Distrito Federal
- Rio Grande do Sul
- Paraíba
- Goiás
- Espírito Santo
Quais os Benefícios de colocar o CPF na nota fiscal?
Além de garantir que os impostos sejam recolhidos corretamente, um dos Programas que incentivam esta prática é o resgate de prêmios. Porém, uma notícia divulgada recentemente causou preocupação: uma grande quantidade de consumidores tem dinheiro esquecido no programa e o prazo para resgate está acabando.
Os contemplados no Receita Certa, por exemplo, cujo prazo de resgate das premiações acaba neste domingo (10/3), sendo que 45% do total de beneficiários ainda não retiraram o dinheiro, correspondendo a mais de R$ 46 milhões.

Leia Mais: Enem dos concursos: Saiba como se preparar para essa prova inédita em 2024!
Por que a maioria da população não recolhe os benefícios?
Ressalta-se que, apesar do programa ser da Nota Fiscal Gaúcha, existem ganhadores espalhados por todo o Brasil. Para solicitar o resgate das premiações do Receita Certa, os cidadãos podem utilizar o aplicativo ou acessar o site do NFG (Nota Fiscal Gaúcha), onde precisam formalizar o pedido na aba “Meus prêmios”.
A última rodada do Receita Certa, que considerou as notas fiscais de julho, agosto e setembro 2023, distribuiu um total de R$ 137,6 milhões, sendo a maior quantia devolvida desde a criação da modalidade.
Além do Receita Certa, existem outras formas de premiação para cidadãos que incluem o CPF na nota fiscal, como os sorteios mensais, a modalidade Receita da Sorte, o programa Bom Cidadão – que oferece desconto no valor do IPVA de acordo com o número de notas fiscais com CPF acumuladas – e o repasse a entidades.
Motivos pelos quais a maioria da população não resgata os benefícios:
- Desconhecimento dos programas.
- Falta de informação sobre como consultar o saldo e resgatar os prêmios.
- Dificuldade em acessar os sites ou aplicativos dos programas.
- Prazos apertados para resgat
Leia Mais: Simulação Minha Casa Minha Vida: saiba como se INSCREVER!
Como consultar o saldo do CPF na nota fiscal?
Apesar dessas oportunidades, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como conferir o saldo do CPF na nota fiscal. Nesse sentido, é necessário destacar que a consulta ao saldo pode ser feita online, de maneira rápida e fácil, por meio do site ou aplicativo do programa de cada estado.
Como consultar o saldo do CPF na nota fiscal:
- Acesse o site ou aplicativo do programa de cada estado.
- Utilize seu CPF para fazer a consulta.
- Verifique se possui algum valor acumulado.
- Escolha a forma de receber o dinheiro (PIX ou conta bancária).
- Fique atento ao prazo para resgate.
Esse recurso é extremamente útil, uma vez que permite ao consumidor verificar se possui algum valor acumulado e, caso positivo, definir a forma como deseja receber o dinheiro, que pode ser por PIX ou conta bancária. Vale lembrar que o consumidor precisa estar dentro do prazo estabelecido para resgate.
Apesar de a prática de inserir o CPF na nota fiscal já ser bastante incentivada, ainda há muito desconhecimento por parte de muitos consumidores, sendo fundamental divulgar mais informações e orientar a população sobre os benefícios e procedimentos relativos à inclusão do CPF na nota fiscal.