CUIDADO: Novo Pente Fino do INSS pode Cortar Seus Benefícios
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui um papel fundamental para o brasileiro, já que é o órgão que proporciona uma série de benefícios aos cidadãos. Para cumprir corretamente sua função, o INSS precisa realizar, de tempos em tempos, uma série de fiscalizações. Hoje, vamos mergulhar nos detalhes dessas fiscalizações e seu impacto nos benefícios.
Anualmente, essas análises conhecidas popularmente como ‘Pente Fino’ por parte do INSS, são aguardadas e temidas por muitos. Esse procedimento tem como objetivo principal identificar fraudes, erros, e irregularidades associadas aos benefícios distribuídos pelo instituto. Vamos entender mais sobre o assunto?
Quais são os principais focos das fiscalizações do INSS?

Conforme anunciado pela Ministra do Planejamento, Simone Tebet, o pente fino que vêm por aí focará primariamente em benefícios tais como o auxílio-doença, as aposentadorias por invalidez e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como se prevenir e manter a documentação organizada?
Apesar de gerar colocação para perícia de revisão, é fundamental que os beneficiados mantenham em dia toda a documentação médica para evitar a potential suspensão do benefício. O processo de revisão será conduzido pela perícia médica, que analisará a inabilidade do segurado em exercer seu trabalho por motivos de saúde ou algum tipo de deficiência.
Leia Mais: Antecipação da Aposentadoria do INSS agora é Possível! Saiba Como
Quais são as implicações de um Pente Fino do INSS?
O INSS orienta que este pente fino possa trazer implicações significativas para todos os beneficiários da Previdência Social. Portanto, a preparação dos documentos corretos e o entendimento da relação entre a doença e a inabilidade para trabalhar são essenciais para realizar este processo.
Leia Mais: Como Solicitar o auxílio maternidade do Bolsa Família?
Posso considerar essa uma boa notícia?
No entanto, apesar dos desafios, o objetivo por trás dessas ações é agilizar a concessão dos benefícios que são devidos por direito aos cidadãos. Além disso, há uma iniciativa de oferecer remuneração adicional, temporária, para servidores que optarem voluntariamente a se dedicar a esses casos. Isso quer dizer que, indiretamente, o cidadão poderá ser beneficiado, pois com mais pessoas trabalhando, haverá um processamento mais rápido dos pedidos.