Descubra as Novas Ferramenta de Cálculo do INSS e Saiba Quando Se Aposentar em 2024!
Apostando forte nos planos de ajuste e reformas, o ano de 2024 entra em cena trazendo transformations importantes na Previdência Social. As mudanças foram implementadas após a Reforma da Previdência em 2019, ajustando a idade mínima e o tempo de contribuição necessários para a obtenção da aposentadoria pelo INSS.
Com isso, os parâmetros mínimos de idade agora são de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. Adicionalmente, temos novas contribuições de tempo, que alteraram para 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens. No entanto, tais condições são aplicáveis apenas para aqueles que iniciaram sua caminhada profissional após a aprovação da reforma.
Como funciona a calculadora de aposentadoria do INSS?

Para os que iniciaram antes dessa aprovação, os processos ocorrem de maneira distinta, com a garantia do direito às regras de transição, que determinam aumentos progressivos na idade mínima e no tempo de contribuição. Dessa forma, alguns cidadãos podem se aposentar antes das novas idades mínimas de 65 anos (para homens) e 62 anos (para mulheres).
Uma ferramenta prática e felxível, o jornal O GLOBO disponibilizou uma calculadora inteligente. Esta, de acordo com as informações pessoais do trabalhador (tais como o ano que ingressou no mercado, sua idade atual e gênero), é capaz de mostrar diversas opções de aposentadoria. Baseada nas informações fornecidas, a plataforma é capaz de demonstrar até cinco diferentes regras de transição possíveis.
Leia Mais: Carteirinha do Idoso Oferece 70% de Desconto Saiba Como Emitir AGORA!
O que muda em 2024?
Para o futuro, 2024 já sinaliza algumas modificações significativas para os cidadãos brasileiros que começaram sua vida profissional após novembro de 2019, data em que a Reforma da Previdência foi promulgada. Serão obrigatórios os novos requisitos para aposentadoria, que determinam idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens e tempo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.
Para os que já estavam no mercado de trabalho quando a Reforma da Previdência foi sancionada, são consideradas até cinco regras de transição diferentes. Em dois desses sistemas – o de pontos e a idade mínima progressiva – as exigências se tornam cada vez mais rígidas ano após ano.
Leia Mais: CONFIRA Calendário INSS de dezembro! Datas e Pagamento da Aposentadoria!
Quem pode se beneficiar das regras de transição?
As regras de transição são uma garantia para aqueles que no ano de 2019 estavam a apenas dois anos de se aposentar. Para esses, é aplicada a “regra do pedágio”, que exige que o trabalhador cumpra 50% a mais do que estaria faltando para se aposentar quando a Reforma da Previdência foi promulgada.
Indiferente da situação individual de cada trabalhador, a Reforma trouxe a necessidade ainda mais evidente de se planejar e se inteirar das novas regras de aposentadoria. Com o uso da calculadora de aposentadoria, cada indivíduo tem a possibilidade de verificar as condições mais favoráveis para si, aumentando a segurança e a previsibilidade desse momento tão importante da vida.