Descubra Como Emitir Online o Extrato de Rendimentos do INSS 2024! NÃO PERCA!
Aproxima-se o período de declaração do Imposto de Renda 2024 e muitos beneficiários do INSS buscam por informações de como emitir o extrato de rendimentos sem sair de casa. Pensando nisso, a Previdência Social liberou na última quarta-feira, 21, o acesso online a esse documento, em um movimento para facilitar a vida de aposentados, pensionistas e demais beneficiários.
Para emitir o extrato de rendimentos é possível acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, usando a senha do portal Gov.br. Também é possível buscar o documento nas instituições bancárias. No entanto, recomenda-se que a declaração seja feita dentro do prazo estipulado pela Receita Federal, evitando multas que podem chegar até 20% do valor devido.
Como emitir o extrato de rendimentos do INSS para Idosos online?
Para emitir o extrato pelo site ou aplicativo Meu INSS, o beneficiário deve seguir os seguintes passos:
- Acessar meu.inss.gov.br;
- Clicar em “Entrar com gov.br”;
- Informar o CPF e clicar em “Continuar”;
- Digitar a senha na página seguinte e clicar em “Entrar”;
- Na página inicial, obter o documento clicando em “Extrato do Imposto de Renda”.
- Clicar sobre o número de benefício e o documento será gerado.
Os valores recebidos serão informados nas linhas “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte” ou “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Para salvar o documento, basta clicar em “Baixar PDF” no final da tela.

Leia mais: FGTS Futuro: A esperança para o financiamento de casas populares pode começar em 90 dias!
Qual a Documentação necessária para emitir o extrato do INSS para os Idosos?
Além do extrato de rendimentos do INSS, o declarante deve reunir outras informações, como informes de rendimentos, recibos de despesas médicas e com educação, CPFs dos dependentes, informes de aplicações financeiras, entre outros. Todos esses documentos ajudarão a preencher corretamente a declaração do Imposto de Renda.
No caso de qualquer problema com a emissão do extrato, é necessário entrar em contato com o RH da empresa em que trabalhou ou com o gerente do banco que deixou de emitir o documento. Caso o problema persista, a situação deve ser comunicada à Receita Federal.
Leia mais: Pilotar sem CNH: Conheça as motos que podem ser dirigidas sem carteira de habilitação!
Quais as próximas datas do INSS?
Os empreendimentos, bancos e corretoras de valores têm até o dia 29 de fevereiro para fornecer aos funcionários e clientes os documentos referentes aos rendimentos de 2023. Lembrando que o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2024, sem multa, vai de 15 de março a 31 de maio.
Para manter-se organizado, é aconselhado guardar todos os informes de rendimentos e demais documentos que comprovem as informações declaradas por, no mínimo, cinco anos.