Jornal dia
Seu jornal de notícias

Descubra como ganhar um aumento surpresa em 2023 com o FGTS!

0

Receber um aumento em suas economias é sempre uma boa notícia, especialmente se for uma surpresa agradável. Para muitos brasileiros, este será o caso com o saque do lucro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), cujas transferências devem ocorrer neste mês de 2023.

Desde 2017, os trabalhadores com conta no Fundo de Garantia estão tendo uma participação nos lucros gerados pelos investimentos feitos com o saldo dessas contas. A Caixa Econômica Federal, o banco responsável pelo FGTS, investe esses fundos, e uma parcela dos retornos é distribuída aos trabalhadores.

Como o valor do lucro do FGTS é determinado?

Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

A quantidade de dinheiro que você vai receber depende do saldo que você tinha em sua conta FGTS até 31 de dezembro de 2022. Quanto maior o saldo em sua conta nessa data, maior o lucro que você receberá. Vale relembrar que o valor do lucro é adicionado ao saldo total de sua conta FGTS, e só pode ser retirado em circunstâncias específicas, como demissão sem justa causa ou uso para financiamento imobiliário.

Leia Em Seguida: Revisão da vida toda no INSS: o que a decisão do STF pode mudar?

Quem tem direito ao saque do lucro do FGTS?

Para ter direito ao saque do lucro do FGTS, é necessário que o trabalhador tenha tido saldo positivo em sua conta FGTS até 31 de dezembro de 2022. A distribuição deste lucro obedece aos seguintes critérios:

  • Os trabalhadores receberão uma participação com base nos lucros do ano anterior
  • Vale apenas para quem tinha saldo positivo na conta FGTS até dezembro de 2022
  • O valor do lucro será adicionado ao saldo total do FGTS
  • Não é possível retirar apenas o lucro do FGTS de forma individual

Leia Em Seguida: Saiba tudo sobre as novas regras para renovação antecipada da CNH

Quanto será distribuído no total o FGTS 2023?

Embora o valor exato que cada trabalhador receberá ainda seja incerto, a estimativa é que o total a ser distribuído seja de cerca de R$ 15 bilhões. Este valor foi obtido com informações fornecidas pela Advocacia Geral da União (AGU).