Descubra o novo calendário de pagamento do INSS em 2024!
Aposentados, pensionistas, auxiliados e outros beneficiários do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – já podem listar na agenda as datas para o recebimento de seus benefícios no próximo ano. Essa é uma novidade importante e aguardada por muitos, já que o calendário de pagamentos para o ano de 2024 foi divulgado oficialmente. Assim, a partir do dia 25 de janeiro, os valores referentes aos respectivos benefícios começaram a ser depositados.
Essa organização se dá de acordo com o número final do benefício, que não inclui o dígito verificador. Vale ressaltar que os primeiros a receber são aqueles que contam com uma renda previdenciária de até um salário mínimo. Seguindo em ordem são liberados os benefícios acima do mínimo até o teto previdenciário.
Como funcionará o calendário de pagamento do INSS em 2024?

Para ajudar a entender melhor sobre os prazos e datas, dividimos os pagamentos em dois grupos principais. O primeiro grupo é daqueles que recebem até um salário mínimo, já o segundo é de quem recebe um valor maior que o salário mínimo.
Leia Mais: Você não pode perder o prazo para sacar o Abono Salarial PIS/PASEP! Confira AGORA
Quem será beneficiado pelos pagamentos?
O novo calendário de pagamentos do INSS será utilizado para efetuar os depósitos a estimativos 39,036 milhões de segurados. Entre esses milhões, cerca de 5,7 milhões são benefícios assistenciais e 33,4 milhões são previdenciários. Importante lembrar que esses números são uma estimativa e baseiam-se nos dados coletados em novembro.
Cerca de 26,2 milhões desses segurados recebem até um salário mínimo, enquanto aproximadamente 12,9 milhões de pessoas recebem acima do piso nacional.
Quais são as formas de receber o benefício?
Conforme o calendário, os valores serão inseridos diretamente na conta do beneficiário. Essa conta pode ter sido aberta na hora da aposentadoria ou ser uma conta-corrente ou poupança já existente. Para os que possuem conta-benefício, o saque ou a transferência é a única opção, já que neste tipo de conta não é permitido o uso de função débito.
Para os que recebem por conta-corrente ou poupança, as movimentações habituais, tais como pagamento de contas com cartão ou por Pix, transferências e outras transações estão liberadas normalmente.
Leia Mais: Situação atual do 13° salario! Data e condições para seu recebimento! Até R$ 7 mil de SAQUE?
Quando os benefícios serão reajustados?
Os benefícios do INSS costumam ser reajustados anualmente. Para o ano de 2024, este reajuste ocorrerá no início do ano, e será pago já na competência de janeiro. Quem recebe um salário mínimo terá um aumento acima da inflação, em concordância com a política de valorização do mínimo.