Descubra o que é e quem tem direito ao Auxílio Gás
Programas de transferência de renda, como o Auxílio Gás, têm sido ferramentas fundamentais para muitas famílias brasileiras. Criado para auxiliar na aquisição do gás de cozinha, este benefício passou a ser um aliado indispensável no orçamento de muitas casas.
O Auxílio Gás consiste em um pagamento bimestral destinado às famílias de baixa renda. Interessantemente, este pagamento só é feito nos meses pares do ano. Saiba um pouco mais sobre esse importante programa a seguir.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?

De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo programa, podem fazer parte do Auxílio Gás as famílias que apresentarem cadastro no Cadastro Único e que possuam uma renda familiar mensal per capita de, no máximo, meio salário-mínimo (R$ 660).
Além dessas famílias, são beneficiárias as que têm entre seus integrantes indivíduos receptores do Benefício de Prestação Continuada (BPC), mesmo que não estejam inscritos no Cadastro Único. Em ambos os casos, o pagamento do benefício será efetuado ao Responsável Familiar, sendo a mulher a indicada preferencialmente.
Leia Em Seguida: Presidente Lula Desafia Projeções do FMI com visão otimista sobre Economia Brasileira
Como é feito o pagamento do Auxílio Gás?
Para sacar o dinheiro concedido, que será disponibilizado em uma conta digital ou bancária, o beneficiário tem um período de 120 dias após a liberação do pagamento. Caso a família não possua acesso a tais contas, uma poupança social digital será criada automaticamente quando possível.
Leia Em Seguida: Ponto de Interrogação no Coaf: Investigações Sobre Bolsonaro em Pauta
Quando será o próximo pagamento?
O próximo depósito será efetuado no mês de agosto. O dinheiro será liberado nos dez últimos dias do mês, seguindo a ordem estabelecida pelo final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Para saber a data precisa do próximo pagamento, o beneficiário deve consultar a tabela disponível, que é organizada de acordo com o final do NIS. Vale mencionar que a seleção das famílias que receberão o Auxílio Gás obedece vários critérios, tais como renda por pessoa, quantidade de integrantes na família, recebimento do Programa Bolsa Família, entre outros.